Painéis ripados de madeira: um charme para salas decoradas

Por Thais Lopes em 11/05/2020

As salas decoradas da sua casa precisam oferecer mais do que estilo, mas conforto também. E se tem um material que pode deixar os cenários mais aquecidos e até sofisticados é a madeira. 

Sua textura é muito bonita e só isto já seria uma excelente contribuição para o visual dos ambientes. Agora, imagine trabalhar estas placas em um acabamento, recorte e desenho diferenciado.

+ Novidades no Apontador: doces caseiros da Mundoce

+ Nova funcionalidade do Instagram é oportunidade para pequenos negócios

Neste texto vamos analisar os painéis ripados de madeira e o que podem fazer para as decorações de salas de estar e de jantar. Acompanhe as informações e ilustrações apresentadas a seguir para saber mais.

salas decoradas

Díptico Design de Interiores

O segredo do charme dos painéis de madeira em uma sala

Sabia que a madeira é um excelente isolante térmico? Poderíamos parar a nossa explicação sobre porque os painéis de madeira ajudariam tanto os interiores das residências já neste momento. Mas vamos dar mais explicações. 

Painéis de madeira ajudariam, em tese, a regular a temperatura dos ambientes – seja no frio ou no calor, inverno ou verão. Sendo assim, eles mudariam a maneira como percebemos os espaços.

Agora, não é porque a madeira é tão positiva para o conforto ambiental que devemos cobrir todas as superfícies de nossas casas neste material. 

Os especialistas em harmonização de ambientes sugerem a busca pelo equilíbrio. E tem maneiras bem fáceis de controlar as energias dos ambientes. Por exemplo, em uma decoração com muita madeira, o acréscimo de peças em metal e em cores frias regularia a temperatura local.

salas decoradas

Tria Arquitetura

A beleza da textura da madeira natural

Não há tonalidade ou desenho de madeira que não possa combinar com a decoração da sua casa. 

Por ser na cor marrom, uma cor considerada neutra, não deve agredir o olhar, sem sobressair sobre nenhum outro elemento ou nenhum outro material no cenário. E mesmo assim, dependendo da sua utilização, atrair os observadores de um modo muito especial.

Madeira natural pode ser utilizada, sim, para a construção de um painel para ser fixado à parede. Contudo, tal material pode aparecer de outras formas em salas decoradas. 

Por exemplo, como estrutura de mesinha de centro, mesa lateral, mesa de jantar, banquinhos, cadeiras, racks, balcões, cristaleiras, bancadas e mais. Tudo isto formando ou não um conjunto só.

salas decoradas

BY Arq&Design

Dicas de como usar painéis ripados na decoração

Painéis de madeira podem ser utilizados de muitas formas em decorações de salas decoradas em estilo moderno. O ripado seria só mais uma opção. 

Ela poderia aparecer em painéis para TV, por exemplo. Também como cobertura de parede. Estrutura para um jardim vertical. Como uma divisória vazada, separando áreas como estar, jantar e hall. E, por fim, até mesmo no teto destes ambientes. Tudo vai depender da proposta.

salas decoradas

Danyela Corrêa

salas decoradas

Argus Arquitetura e Interiores

O legal do desenho sequenciado do painel ripado é que o mesmo pode ser repetido em uma extensão sem fim, podendo ser interrompido quando, assim, for desejado. 

O mesmo pode também ser levado do piso ao teto e se dobrar em direção ao forro ou ir de um ponto a outro da largura da sala. Em cômodos com pé-direito baixo, o painel com desenho ripado ainda ajudaria a criar uma ilusão de que o mesmo é mais alto.

salas decoradas

Alex Bonilha

Vamos fazer a observação sobre a forma de utilização dos painéis ripados nos exemplos apresentados neste texto. Pois bem, o que podemos ver é, principalmente, painel de madeira como pano de fundo para TVs e mesas de jantar. 

Notou como eles foram combinados com estruturas em tons claros e neutros? E como o painel combinado com espelho, em um dos projetos, deixou o ambiente mais chique e equilibrado?

salas decoradas

Maria Fernanda Gama Ribeiro

Você pode montar o seu painel ripado em madeiras como freijó, cumaru e imbuia. Também é possível construir uma estrutura assim de forma mais econômica, em MDF e madeira naval. O acabamento pode ser feito com selador fosco ou acetinado – ou seja, com pouco brilho. E a proporção das ripas deve ser muito bem observada, talvez utilizando tiras de 2 a 3,5 cm distantes a uns 2 cm, no mínimo. Pense nisto.

Agora é sua vez de responder: o que acha da ideia de usar painel ripado de madeira em salas decoradas? Aposte nesta tendência!

salas decoradas

Bianchi & Lima Arquitetura

Essas dicas de como decorar salas utilizando painéis ripados foram criadas pela equipe Viva Decora.