Quatros dicas para deixar a sala mais moderna usando o sofá

Por Mariana Castro em 11/04/2018

O sofá é uma das peças mais fundamentais de uma casa. É comum desenvolver um relacionamento próximo com ele, uma vez que é onde a maioria quer relaxar após um longo dia. Ele também é responsável por acolher as visitas e, claro, decorar o ambiente.

Normalmente, é na sala de estar que você encontrará essa peça. Mas ele também pode estar no quarto, como um sofá-cama, em uma versão menor no hall de entrada ou até mesmo no jardim.

+ 6 dicas para comprar o sofá perfeito para a sua casa

+ Como transformar os cômodos em espaços mais aconchegantes?

O sofá é um móvel tão importante que sua presença pode mudar por completo o estilo de um ambiente. Em sua forma mais clássica, ele pode dar um ar tradicional ao cômodo. Para quem quer um ambiente descolado, existem diversas formas de usá-lo. Por isso, o blog Viva Decora reuniu algumas dicas para deixar a casa moderna usando o sofá. Confira:

Almofadas soltas

Sem dúvidas, ter as almofadas soltas é uma enorme vantagem para deixar o ambiente mais moderno e descontraído. Já que você pode organizá-las como preferir, se quiser um ambiente mais despojado, uma boa ideia é espalhá-las, sem ordem definida.

Isso é ideal para se acomodar melhor: espalhar almofadas pela sala e curtir ainda mais seu sofá. Além disso, almofadas soltas são vantajosas porque são mais fáceis de lavar (principalmente se o forro for de zíper) e, caso a mancha seja permanente, é possível trocar apenas o tecido da almofada.

Foto: Suíte Arquitetos

Formato em “L”

O formato em “L” é indicado para ambientes grandes, pois a curva do sofá acaba tomando bastante espaço. Por outro lado, é uma excelente opção para quem que ter um lugar a mais no sofá, em vez de comprar dois e colocá-los em ângulo.

Além de dar uma sensação de mais espaço, o sofá neste formato é perfeito para quem gosta de reunir os amigos e a família em casa e passar o dia jogando conversa fora de forma bem confortável.

Foto: Projética Design e Arquitetura

Tecido

Couro é um tecido muito usado em sofás. Mas não é o mais indicado, inclusive pois, se não for muito bem tratado, pode ressecar. Existe a opção de couro vegetal, além dos tecidos tradicionais. O ideal é que você procure tecidos impermeáveis e laváveis, para que contratempos com manchas, por exemplo, não sejam uma dor de cabeça.

Para deixar sua sala de estar moderna, opte por padronagens mais coloridas e geométricas. É interessante que o tecido tenha uma textura diferente, se você quiser que ele chame atenção no ambiente.

Foto: Elen Saravalli

Cores

Uma regra básica: cores escuras para sofás que vão ser usados por crianças e adolescentes, cores claras ficam liberadas para todo resto. O motivo disso é a facilidade de limpeza, mas é claro que você pode escolher a cor que mais combina com sua decoração.

Não há erro em cores clássicas, como branco, preto e cinza. Mas, cores diferentes, como o violeta ou um verde claro, podem deixar sua sala de estar bem mais moderna.

Foto: Flávia Gerab Tayar

Por Viva Devora