Deixe seu quarto mais bonito e aconchegante com essas dicas

Por Thais Lopes em 21/11/2018

O quarto é o lugar do aconchego para uma boa noite de sono. Quando deitamos na cama queremos relaxar nosso corpo, ler um bom livro, assistir filmes e também namorar. A decoração deste cômodo contribui para nos sentirmos confortáveis para realizar estas atividades.

Um ambiente bonito, agradável, leve e que combine com o estilo de vida e as necessidades de quem vive nele. Na hora de ambientar o quarto, o arquiteto ou designer busca escolher peças mobiliárias que aproveitem o espaço ao máximo.

+ Oito dicas para mudar a cara do quarto gastando pouco

+ Projeto retrata as diferenças culturais através do quarto das pessoas

A combinação da paleta de cores com as texturas e acabamentos de paredes, pisos e adornos podem imprimir exatamente a personalidade do cliente. Outro detalhe que não pode faltar é, claro, o sistema de luz. Para ler precisamos de uma iluminação maior; caso for relaxar enquanto ouve uma música calma uma luz mais quente e baixa muda tudo, deixando o cômodo mais confortável.

Foto: Maria Teresa Rodrigues Alves

Confira a seguir algumas dicas e truques de como os profissionais de interiores conseguem deixar um quarto mais bonito e aconchegante!

#1 Limpeza e organização

“O quarto é para ser um lugar de paz!”

Nenhuma decoração de casa pode ficar bonita sem que, antes, o dono do imóvel faça uma boa limpeza e organize os interiores. É preferível um espaço completamente clean.

A boa energia dos espaços, a livre circulação de pessoas e a disposição de objetos novos influenciam da ordem e da fluidez. Nada de espírito acumulador, desapegue! Não acumule objetos, principalmente os danificados ou sem uso. Está faltando espaço no guarda-roupa e não sabe o que tirar? A regra é: se não usou no último ano você não irá usar mais.

Foto: Carol Tasiro

#2 Cuidados com luzes e eletrônicos

Quanto a deixar um quarto mais confortável, o arquiteto ou designer de interiores também precisa avaliar a questão da iluminação. A entrada da luz natural será sempre muito bem vinda.

Foto: Migs Arquitetura

Mas, quando ela não for suficiente, recorremos a eletricidade. Um lustre, abajures e pequenas luminárias modernas podem deixar o cômodo ainda mais charmoso, incrementando a composição.

Foto: Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Tem outras coisas, envolvendo eletricidade, que podem fazer com que as pessoas tenham ou não uma noite de sono de qualidade. Uma delas é o ar condicionado. Se o dono do imóvel decidir instalar um equipamento deste nos quartos, deve manter a temperatura sempre entre 18 e 23 graus Celsius.

TVs e computadores são opcionais no quarto. Estes aparelhos emitem ondas prejudiciais e seu uso deve ser repensado, se tiver um espaço sobrando em outro cômodo avalie reorganizar o espaço para os eletrônicos.

Foto: Conseil Brasil

#2 Pintura das paredes

Que as cores provocam um forte efeito nas emoções humanas nós já sabemos. Partindo deste fato é importante saber como cada uma age no nosso cérebro para escolhermos a mais adequada não só pelo gosto mas também para o bem-estar. Para que um quarto seja sempre aconchegante, ele não pode ter superfícies muito grandes pintadas de cores fortes e vibrantes, como o vermelho e o laranja.

Nesse caso, os tons neutros são os mais indicados, pois teriam um efeito tranquilizante além de clarear o espaço e oferecer uma sensação de amplitude.

Foto: Karen Pisacane

#3 Escolha da cama

Mais da metade do tempo que as pessoas passam no quarto é sobre na cama. Ela é o elemento de destaque e geralmente fica no centro da decoração.

Assim, pode se dizer que é o móvel mais importante a ser escolhido na hora de ambientar o cômodo. Vale a ressalva: deve ser proporcional a área disponível, sem impedir a circulação ao redor ou a saída de pessoas; ter estética, ergonomia, altura e densidade adequadas.

Foto: Bianchi & Lima Arquitetura

Para acompanhar a cama, a decoração de interiores entra com peças importantes, como roupa de cama, edredom, travesseiros, almofadas entre outros itens. Saber escolher bem este enxoval é bastante importante, pois também interfere na qualidade de sono das pessoas.

O toque macio dessas peças sobre a cama faz o quarto parecer muito mais convidativo e aconchegante.

Foto: Elen Saravalli

#4 Personalização da decoração

A personalização da decoração é o toque final que o arquiteto ou designer pode dar ao quarto do seu cliente. Para que o local pareça prazeroso e acolhedor ao olhar de seu proprietário, todos os detalhes precisam ser bem planejados.

Certas peças podem ser encaixadas ao cenário para passar uma mensagem feliz, de tranquilidade, calmaria, pertencimento e amor.

Foto: SP Estudio

Pode-se personalizar o quarto cobrindo as paredes com painéis, adesivos ou papéis. Também instalar quadros e pôsteres com imagens daquilo que se gosta e que se aprecia.

Ou ainda, colocar em estantes, prateleiras e nichos porta-retratos, souvenires comprados em viagens, bichinhos de pelúcia, santinhos ou outros objetos afetivos.

Foto: Infinity Spaces

Já está imaginando o quarto dos seu sonhos? Quais dessas inspirações você vai usar? Conta pra gente aqui nos comentários.

Estas dicas para decoração de quartos foram criadas pela equipe Viva Decora.