Dicas para deixar o quarto de bebê mais moderno

Por Giovanna Victor em 05/10/2018

Montar um quarto de bebê é um dos momentos mais incríveis de uma gravidez. Essa é uma tarefa tão difícil quanto prazerosa. É comum, com tantas opções de móveis e acessórios disponíveis no mercado, os pais se empolgarem quanto ao que comprar para o futuro integrante da família.

Foto: Débora Marquardt Marquardt e Triplex Arquitetura

O quarto de bebê ideal

Na hora de montar um quarto de bebê, tanto os pais quanto o decorador precisam ter em mente que, mais do que bonito, este ambiente deve ser prático e seguro. É importante mantê-lo o mais livre possível para a criança brincar, engatinhar e, no futuro, andar. Para poupar área, nada melhor do que usar móveis sob medida ou móveis multifuncionais, como berço que vira cama de criança, trocador que vira cômoda, pufe que também é baú, entre outros.

                                       Foto: Patricia Bergantin e Triplex Arquitetura 

Características de quarto de bebê moderno

Um quarto de bebê moderno não precisa, necessariamente, ser composto de itens sofisticados. Dá para criar um ambiente lindo e confortável com móveis e acessórios simples e baratos. O diferente, nesse caso, é a união entre beleza e praticidade. 

Foto: Ana Branco

Alguns quartos modernos possuem cores não convencionais, como tons metálicos e cinzas. Os tons cinzas, por serem neutros, são muitas vezes vistos como chiques e atemporais, combinando com cores como azul, rosa e amarelo. Estampas e desenhos também ficam bonitos combinados essas cores.

Foto: Maíra Schaeffer

Outras cores que não são muito comuns em quartos de bebê são preto e branco. Alguns especialistas dizem que listras em cores contrastantes dão um forte sinal ao cérebro da criança, promovendo um melhor desenvolvimento visual. Cores contrastantes como vermelho, roxo e verde escuro também são ótimas escolhas!

Foto: Danyela Corrêa e Fernanda Vieira

As tendências mais utilizadas pelos pais modernos são paredes pintadas ou texturizadas em cores escuras, pinturas em formas geométricas, revestir paredes em madeira e utilizar papéis adesivados imitando tijolinhos. Estas opções deixam os quartos das crianças com visual mais descontraído e saem um pouco do senso comum de decoração.

                                      Foto: Triplex Arquitetura

Móveis e objetos decorativos para quarto de bebê moderno

Quando a decoração do quarto de bebê é mais moderna, os móveis costumam ser mais sóbrios. São poucos e ficam posicionados de tal modo a respeitar o espaço livre para a criança brincar. O berço é a peça que dá o tom da proposta, pois é o ponto focal do ambiente. A partir dele é que os decoradores escolhem todo o resto, como armários, cômodas, poltronas, nichos e prateleiras. O número de peças pode variar.

Em propostas montessorianas, por exemplo, quase não se tem nada além da cama da criança. O visual é bem clean. A mesma regra vale para os brinquedos e enfeites. Deve-se lembrar de que os pequenos são suscetíveis a alergias respiratórias. O melhor é manter tanto o visual do quarto quanto o seu ar limpos.

Foto: Noma Studio e Triplex Arquitetura

Os ornamentos ideais para quartos de bebês modernos são aqueles que estimulam o bom desenvolvimento das crianças – sua criatividade, sensibilidade entre outros. Pelúcias, porta-retratos com fotos de família, recortes das iniciais do nome da criança, em MDF são algumas opções iniciais para decorar o ambiente aliando praticidade com modernidade.

Foto: Noma Studio e e InterArqui – Ana Paula Lacerda e Vanesa Dias

Por Viva Decora.