Quais as vantagens do piso de madeira?

Por Redação Apontador em 30/05/2017

O piso de madeira é um dos revestimentos mais utilizados em ambientes internos. Além de ser muito elegante e combinar com quase todos os tipos de decoração, ele possui a vantagem de deixar o ambiente mais aconchegante. O motivo para isso é o toque mais quente, quando comparado aos outros revestimentos, que dá a sensação visual de ser um espaço mais confortável.

+ Como escolher a persiana ideal para a sala?

+ Quais as vantagens e desvantagens do piso laminado?

O piso de madeira é marcado por diversas características. Uma delas é a resistência do material, que é considerada alta, principalmente se receber um tratamento adequado. Além disso, esse tipo de piso costuma ter pouca reflexibilidade.

O custo de um piso de madeira varia de acordo com o tipo de madeira e tratamento recebido. Por esse motivo é considerado um material nobre. Há muitos modelos de piso que imitam a textura do piso de madeira, como os pisos vinílico e laminados. Eles possuem a vantagem de serem antialérgicos, emitirem pouco ruído e de dificilmente mancharem.

piso de madeira - imagem 2 - viva decora

Tacos de Madeira

Um dos pisos de madeira que voltou a estar em alta é o piso de tacos de madeira. Esse tipo de piso era bastante comum em apartamentos antigos e, com a ascensão do vintage, tem sido inserido em construções novas. Os tacos de madeira possuem a vantagem de poderem sem lixados e envernizados várias vezes, trazendo o aspecto de novo ao piso. O piso de tacos pode ser de madeira de Ipê, Pau Marfir, Jatobá, Cumaru, Perobinha ou Eucalipto.

Para instalar os tacos de madeira é necessário contratar um profissional especializado e o contrapiso deve ser totalmente nivelado. A manutenção para retomar o brilho é mais complicada e pode ser difícil para encerar.

piso de madeira - imagem 4 - viva decora

Decks de madeira

Um piso de madeira bastante utilizado em áreas externas é o deck de madeira. Esse tipo pode ser um pouco mais caro, em comparação com outros materiais. Mas, sua vantagem consiste em uma vida útil de mais de dez anos, se houver manutenção duas vezes por ano para a renovação do verniz.

deck de madeira - imagem 5 - viva decora

Por Bianca Alvarenga, redatora do blog Viva Decora / Fotos: Viva Decora