Puffs: veja como deixar todos os ambientes da casa incríveis com essa peça coringa

Por Thais Lopes em 12/12/2019

Decorar a casa pode ser extremamente agradável e divertido. E sabendo usar as peças certas, o efeito pode ser aquele que você sonha!

Existem certos itens que deixam uma decoração residencial ainda mais bonita, aconchegante, confortável e funcional, valorizando os espaços – é o que os designers chamam de ‘móveis coringas’. Um exemplo são os confortáveis puffs. Confira, no texto a seguir, modelos e dicas de como usá-los em todo o tipo de ambiente!

puffs decoração

SharonFliter

Puffs: beleza e funcionalidade

Os puffs podem desempenhar um papel muito importante dentro de uma proposta de decoração de interiores. 

São peças valiosas, usadas tanto como ornamentos quanto mobília funcional, ficando em destaque ou neutras nos espaços, complementando vários conjuntos mobiliários. Muito versáteis e ecléticas, combinam com todo o tipo e estilo de ambiente, dos clássicos aos modernos.

puffs decoração

Triplex Arquitetura

O efeito dos puffs sobre os interiores é mesmo impressionante. Estes móveis são capazes de transformar os cenários, somando mais leveza, alegria, descontração, estilo e sofisticação. 

Na falta de cadeiras, sofás ou outros assentos, eles serão o melhor aliado para receber amigos e acomodar mais convidados. Inclusive, podem se tornar as peças mais importantes de uma composição.

Para escolher um modelo de puff para a casa, a pessoa deverá antes refletir quanto às suas necessidades. 

Acrescentar algo assim dentro de casa pode ser a solução para conseguir mais espaço, mais lugares para sentar, mais pontos de cor em uma decoração, e além. Tais peças podem ficar à mostra ou estrategicamente escondidas sob aparadores e racks, esperando o momento certo para serem utilizadas.

puffs decoração

Daniela Dantas

puffs decoração

Triplex Arquitetura

Apaixonante variedade de modelos

Existem puffs em diversas cores, estampas, materiais, tamanhos e formatos diferentes. 

Alguns são lisos, semelhante a bancos comuns, e outros estofados. Há os com estrutura de madeira ou metal. Os com revestimento em fibras sintéticas, mais fáceis de limpar, ou naturais, com visual mais rústico. Todos costumam ser muito bonitos! O importante é combinar com a decoração de casa!

puffs decoração

Kali Arquitetura

Para escolher um determinado modelo de puff pode-se seguir o seguinte critério: pensar na sua altura e padronagem, visando combiná-lo com algum sofá ou poltrona. 

Caso o estofado maior seja num tom neutro, para deixar a sala mais alegre, seria interessante somar ao conjunto um puff mais colorido. E esta mesma peça pode combinar com almofadas, cortinas, tapetes e outros itens têxteis presentes no local.

Nem todos os puffs encontrados no mercado são simplesmente um quadrado. Existem também aqueles com pés altos trabalhados, em estilo retrô. E também há aqueles com texturas marcantes e detalhes de costuras e taxas, ou com acabamentos brilhosos e textura lisa, remetendo ao estilo clássico ou moderno. O modelo de puff ideal para casa é aquele que deixa sua decoração mais bonita e harmoniosa!

puffs decoração

Aquiles Nicolas Kílaris + Roberto Cimino e Nelson Amorim

Mas como usar os puffs, afinal?

Puffs podem servir para completar a decoração de muitos ambientes de uma casa – sala, quarto, varanda e até mesmo lavabo e cozinha. Mas eles devem ser acrescentados somente àqueles espaços onde forem realmente necessários. 

Do contrário, podem comprometer a circulação. Afinal, nem sempre é preciso preencher um canto vazio. Mas incluir puffs no local pode ser bem útil. Ou seja, é preciso estudar as opções!

puffs decoração

Marcia Debski Ferreira

puffs decoração

Sesso & Dalanezi Arquitetura + Design

Puffs com acabamento impermeabilizante ficam lindos em áreas abertas. Dentro de casa outros modelos podem servir de extensão de sofás – como ‘puffs chaise’ -; servir de baú; ou serem substitutos de cadeiras, recamiers e mesinhas. 

De qualquer modo, peças assim ficam lindas também acompanhadas de luminárias de piso, formando um canto de leitura e meditação. Agora, observe as imagens deste texto para encontrar inspiração!

Veja pelas ilustrações que os puffs, de fato, podem ser utilizados em muitos ambientes diferentes. Em alguns casos dão sentido a algum espaço sem utilidade e “(…) também pode servir como ponto de contraste na decoração. Para tanto, basta explorar a cor, o tecido ou o tamanho da peça, de acordo com as necessidades de cada ambiente”, como disse a arquiteta Isabelle de Mari, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

puffs decoração

OSV Moveis Planejados

puffs decoração

Renata Cáfaro e Larissa Minatti

Agora, escolhas os modelos certos para cada ambiente e comece agora mesmo a renovar sua casa com essa peça tão versátil!

Essas dicas de como usar um puff na decoração de qualquer ambiente foram criadas pela equipe Viva Decora.