Inspire-se para projetar sua cozinha planejada

Por Thais Lopes em 10/12/2018

A cozinha planejada é um dos cômodos que mais recebe a atenção dos designers e arquitetos.

Este local é visto pela maior parte das famílias como um local de confraternização. Tem também quem goste de exibir o que puderam comprar de mais moderno e caro para a casa. E ainda tem quem adora testar suas habilidades culinárias e, por isso, investem muito em panelas e outros acessórios para preparar deliciosas refeições.

Jannini Sagarra Arquitetura

Com tantos utensílios diferentes e tecnológicos a cozinha pode ficar com um excesso de objetos aparentes. Além dos equipamentos é importante também investir nos móveis para compôr um cômodo mais harmônico e organizado.

Jannini Sagarra Arquitetura

Várias casas e apartamentos novos possuem ambientes com dimensões reduzidas – principalmente pela supervalorização do metro quadrado. 

Para fazer bom uso dos espaços e, ao mesmo tempo, mantê-los organizados, acredita-se que o melhor custo-benefício seja a aquisição de peças feitas sob medida.

BY Arq&Design

Um pouco sobre as os móveis planejados

Móveis prontos costumam ser mais baratos. Porém, eles nem sempre atendem adequadamente os gostos pessoais e as necessidades dos espaços. Pensando nisso, muitas empresas se especializaram para oferecer conjuntos modulados.

Estes modulados são peças prontas vendidas separadamente para montar um espaço. De fato elas exploram melhor a área dos ambientes. Ainda assim, nada se compara a maior tendência do mercado, que são os móveis planejados.

Cristina Lembi e Studio Idealize Arquitetura

Não importa se o imóvel é pequeno, se a planta da cozinha é cheia de quebras ou se o dono tem um orçamento curto para gastar com decoração.

Hoje em dia, existem opções de móveis planejados para todos os perfis de ambientes e limitações de orçamento. O melhor a se fazer é procurar indicações de profissionais ou as empresas do ramo para te auxiliarem a elaborar seu projeto.

Espaço do Traço Arquitetura

Sim, os móveis planejados, como diz o nome, precisam ser planejados com antecedência e por profissionais. É comum que as próprias lojas de móveis planejados tenham uma equipe especializada para atender clientes que buscam a otimização dos ambientes.

Primeiro, faz-se a medição do ambiente que será mobiliado. Depois, é feito um projeto detalhado com base nos dados que foram coletados in loco e nos dados que foram anotados durante a conversa com o cliente.

Mauren Buest

Aprovação final de seu projeto

Na última fase, após a aprovação de todos os desenhos, é a vez de um marceneiro ou funileiro fabricar as peças.

Por fim, têm-se os últimos ajustes e a tão esperada montagem –  aliás, por serem únicas e personalizadas, podem precisar ir para a casa do cliente desmontadas. Todo o processo é bastante complexo e exige rigor, experiência e paciência por parte dos profissionais envolvidos.

Arq. Bruna Cruz

Não é a toa que os móveis planejados costumam ser caros. Seu resultado final é muito mais satisfatório. Nenhum outro tipo de decoração de ambientes apresenta tal qualidade. Se você ainda tem dúvidas sobre fazer ou não sua cozinha planejada, saiba que vale a pena! Veja a seguir mais dicas e informações relevantes.

Mauren Buest

Do que se tratam as cozinhas planejadas

Independente do imóvel ser ambientado com peças prontas, feitas a partir de módulos ou sob medida, sua cozinha sempre será difícil de mobiliar. Isso porque este é o local da casa com mais equipamentos.

Cada um deles exigirá algo para o seu bom funcionamento – um ponto água, esgoto, energia ou gás. Isso significa que nada poderá ser feito arbitrariamente ou colocado em qualquer lugar sem critérios.

A tecnologia dos ambientes planejados permite que os designers e arquitetos adaptem suas ideias aos espaços projetados. Também representa a possibilidade desses profissionais explorarem melhor os espaços, aumentando a sensação de amplitude e tornando tudo mais aconchegante.

Sendo assim, os arquitetos e designers envolvidos são capazes de oferecer aos clientes conjuntos decorados muito mais bonitos, agradáveis, práticos e funcionais. As cozinhas merecem atenção na hora do planejamento!

André Freitas

Móveis planejados para cozinhas

Atualmente, as lojas de móveis oferecem incontáveis possibilidades de peças planejadas para cozinhas. A maioria é feita em MDF e MDP – materiais compostos de fibras ou lascas de madeira e resina sintética -; resistentes, duráveis, baratas e consideradas como eco-friendlies. Além dos materiais mais comuns citados, os móveis planejados podem ser feitos também de metal e alvenaria. Tudo depende da proposta do profissional que irá te auxiliar já pensando no orçamento disponível.

Geralmente, numa cozinha planejada, a bancada de trabalho se localiza na maior extensão possível. Seu tampo é todo recortado – quase sempre em pedra, no tamanho e formato desejado. Os espaços sobre o exaustor do fogão e a geladeira são aproveitados. Não existem vãos abertos entre os armários e as paredes. Os puxadores são embutidos e atrás nas prateleiras e nichos há luzes embutidas. Nenhum espaço pode ser perdido.

Bernal Projetos

Então, o que achou dos móveis planejados? Irá lembrar desta opção na hora de montar sua cozinha incrível?

Estas dicas e inspirações de cozinhas planejadas foram criadas pela equipe Viva Decora.