Primeiro túnel para navios será construído na Noruega

Por Mariana Castro em 05/06/2017

A engenharia está sempre buscando resolver problemas cotidianos e facilitar a vida das pessoas. Em 1870, um projeto sugeriu a construção de um túnel para navios, mas sua viabilização parecia impossível. Décadas depois, a ideia poderá finalmente sair do papel na Noruega.

+ Casa móvel produz sua própria energia e permite que moradores viagem pelo mundo

+ Paris irá proibir circulação parcial de carros para combater a poluição

Realizado pelo escritório de arquitetura Snøhetta, o túnel ligaria os fiordes da Península de Stad. Isso encurtaria a rota de navegantes, além de evitar a navegação por águas conhecidas como as mais perigosas da região. As imagens do primeiro túnel deste tipo foram apresentadas pela Administração Costeira Norueguesa e, caso sejam aprovadas e liberadas pelo governo, as obras devem começar no início de 2019.

O projeto prevê um túnel de 1,7 quilômetros de comprimento, 36 metros de largura e 49 metros de altura. Isso viabilizaria a passagem de qualquer navio, incluindo os de grande porte, como os de carga e os cruzeiros de luxo. Ele terá paredes e arcos revestidos de pedras cortadas, a fim de garantir sua sustentação.

+ Navio de cruzeiro terá pista de Kart da Ferrari

Também foram elaboradas passarelas ao longo do túnel para servir aos navegantes em caso de evacuação. Elas também devem guiar os navios durante a travessia, contendo luzes para iluminar o caminho e evitar acidentes. O projeto está orçado em US$ 270 milhões (R$ 890 milhões).

tunel navios - imagem 2 - reproducao

tunel navio - imagem 3 - reproducao

tunel navio - imagem 4 - reproducao

tunel navios - imagem 4 - reproducao

Fotos: Reprodução