Porta de correr: sofisticação aliada à otimização de espaços

Por Patricia Machado em 06/06/2017

A porta de correr é um artifício cada vez mais utilizado em residências para otimizar espaços e dividir e integrar ambientes de forma elegante e discreta. A porta de correr é indicada para a maioria dos ambientes, inclusive ambientes externos, pois pode ser encontrada em diversos tamanhos, modelos e materiais.

+ Ideias para incluir uma mesa de trabalho à decoração da casa

+ Lojas para comprar artigos de decoração fofos e criativos

Existe no mercado inúmeros modelos de porta de correr. Os mais comuns são os de vidro, que separam varandas e sacadas da sala de estar. Normalmente, elas são fixas no teto com um trilho embutido. Mas, há modelos de madeira, MDF e metal que também podem ter trilhos aparentes.

porta de correr - imagem 3 - viva decora

A porta de correr pode ser utilizada em áreas externas, closets, banheiros, cozinhas, salas e nos quartos. Para cada ambiente é importante escolher o tipo de material, trilho e tamanho adequados. Como cada ambiente tem suas peculiaridades, é importante consultar um profissional da área.

Vantagens e desvantagens da porta de correr

Para sanar algumas dúvidas em relação às portas de correr, o Viva Decora reuniu as principais vantagens de adquirir uma porta de correr. Confira:

  • Integram ou dividem ambientes: as portas de correr podem integrar ou separar ambientes, como a sala de estar da sala de jantar ou da varanda , por exemplo. É uma solução prática e moderna para os ambientes e é capaz de ampliar ou limitar os espaços
  • Ocupam menos espaço: as portas convencionais precisam de um espaço de pelo menos 60 centímetros para abrir. Isso não é necessário para as portas de correr
  • Facilita a circulação: Os ambientes com porta de correr permitem a fácil circulação de pessoas
  • Modernidade: as portas de correr são bonitas e modernas, combinando com qualquer tipo de decoração

Mas, a porta de correr também possui desvantagens. O  seu maior problema é o isolamento acústico, que é falho. Por isso, não é interessante utilizar esse tipo de porta para ambientes como escritórios ou quartos. Além disso, a manutenção é um pouco delicada.

Para manter o bom funcionamento da porta, a recomendação é utilizar um aspirador de pó e uma escova pequena para limpar o cantinho dos trilhos. Também é necessário lubrificar os trilhos e roldanas constantemente para que com o acumulo de sujeira com o decorrer do tempo não impeça o funcionamento da porta de correr.

porta de correr - imagem 6 - viva decora

Por Bianca Alvarenga, redatora do Viva Decora / Fotos: Viva Decora