Como usar porcelanato com efeito de madeira nos ambientes

Por Thais Lopes em 28/01/2019

Chão de madeira tem seu destaque e rende até uma página no Facebook com mais de 70 mil curtidas. Por outro lado, pensando na sustentabilidade do material, buscou-se outras alternativas com efeito tão prazeroso quanto e encontraram uma saída: o porcelanato com efeito de madeira.

Tanto pela questão ambiental, quanto pela manutenção vieram os revestimentos com efeito amadeirado, ideais para áreas internas – como sala de estar, quarto de casal, banheiros – quanto externas – piscina e jardim.

Aplicação de porcelanato claro no quarto e banheiro

Fabiana Damiani Arquitetura e Espaço do Traço Arquitetura

+ Descubra como escolher e combinar as cores para a decoração de um apartamento pequeno

+ Conheça a moda dos tijolinhos aparentes que está em alta na decoração de interiores

Um pouco sobre os porcelanatos

Porcelanato é um tipo de produto cerâmico feito com base em uma mistura de argilas, feldspatos, caulins, filitos, areias e aditivos. Porém, ele é diferente das cerâmicas comuns para revestimento.

Em resumo, o primeiro é mais resistente, durável, tem acabamento superior e um ótimo custo-benefício se comparado aos materiais similares.

Porcelanato com efeito de madeira em ambiente externo

Teresinha C. Maia de Carvalho

Certamente, a criação e aprimoramento do porcelanato fez a arquitetura de interiores atingir um nível mais alto. As primeiras tentativas tinha um ar muito forçado, mas não demorou para que o público começasse a admirar e querer o porcelanato em casa.

Logo surgiram mais e mais linhas no mercado – para uso em áreas internas quanto em áreas externas em ambientes comerciais e residenciais. As lâminas que reproduzem o amadeirado chamam a atenção pelo visual e pela praticidade.

Porcelanato frio na sala de jantar

Helena Koki

As vantagens do porcelanato amadeirado

“Antigamente, havia preconceito contra o uso de porcelanatos que imitam pedra, mas agora eles estão melhores.”

“Quando podemos, preferimos usar materiais reais, mas é bom saber que é possível trocar por produtos alternativos sem perder a qualidade.”

– arquiteto Marcelo Rosset e a arquiteta Fernanda Tegacini, em reportagem de UOL.

O uso do porcelanato amadeirado apresenta várias vantagens. A primeira delas – e mais relevante – é a da sustentabilidade. O fato de a pessoa optar por esse produto industrializado evita, em parte, a degradação ambiental provocada pela construção civil.

Claro que tudo que é feito pelo homem, de algum modo, ainda afeta negativamente a natureza. Mas, os demais benefícios desse produto equilibram em pouco com os prejuízos.

Porcelanato em ambiente reduzido

Fabiana Damiani Arquitetura

Por exemplo, as peças de revestimento feitas em madeira natural são muito bonitas e oferecem uma sensação de conforto aos interiores como nenhum outro material.

Porém, elas necessitam de mais manutenção, podem facilmente riscar, criar pragas, queimar e entortar com a umidade. Já o porcelanato tem um design também bastante atrativo e ainda apresenta durabilidade e resistência maiores.

Porcelanato claro no banheiro

Espaço do Traço Arquitetura

As características dos porcelanatos amadeirados

Atualmente, nas lojas especializadas em materiais de construção, existe, a venda, uma infinidade de peças em porcelanato, com formas e tamanhos diferentes.

As peças que imitam madeira são, geralmente, pensadas para ter, cada uma, um desenho exclusivo. Ou seja, elas reproduzem, com fidelidade, as texturas e os “movimentos visuais” que se veria naqueles itens feitos em material natural.

Czinha moderna porcelanato

Ana Cano Milman

Claro que porcelanatos que imitam madeira não precisam ser necessariamente retangulares. É possível encontrar no mercado lajotas quadradas.

Mas o formato mais requerido tanto pelos arquitetos quanto por seus clientes é o com a medida de 1,20 m de comprimento por 20 cm de largura. E nas imagens apresentadas neste texto esse mesmo tipo de peça é visto revestindo chão e paredes de diversos ambientes. Confira!

“A manutenção fácil desse produto o torna um bom indicador para este tipo de piso.”

“Para as cozinhas, o mais comum é encontrarmos o porcelanato no piso, demonstrando sua vantagem em poder receber respingos de água sem sofrer danos.”

– arquiteta Cyntia Sabat, em reportagem de Tua Casa.

Porcelanato madeira salas

Bernal Projetos

O uso do porcelanato que imita madeira nos ambientes

O porcelanato que imita madeira pode ser empregado em praticamente todos os ambientes de uma casa – nas varandas abertas, cozinhas, banheiros, quartos e mais.

Definitivamente, ele é usado como estratégia de decoração em várias propostas de arquitetura e design de interiores. A ideia é dar uma ideia de aconchego quase tão perfeita como quando se usa as tábuas em madeira natural.

Porcelanato em área externa

Noma Estudio e Janaina Naves – Aleggra Design & Arquitetura

Há porcelanatos amadeirados de cores claras e escuras, com texturas lisas e rústicas – mais marcadas. As mais polidas ficam bem revestindo pisos de áreas secas e formando painéis em ambientes como salas e dormitórios.

Já as de texturas mais marcadas são ideais para cozinhas, banheiros e espaços gourmet. E os antiderrapantes para beiras de piscinas, já que podem evitar possíveis acidentes.

Porcelanato sala jantar janela

Cássia Giacomazzi

O importante, para conseguir o efeito visual desejado, é saber assentar bem as peças e optar pelo rejunte correto.

Placas para revestimento de piso ou parede feitas em madeira natural não são posicionadas na mesma linha, lado a lado; elas são, na verdade, desencontradas. Também sua proximidade é mínima. Então, é bom verificar as especificações dos fabricantes de porcelanato para encontrar a alternativa ideal.

Porcelanato área externa ofurô

Janaina Naves – Aleggra Design & Arquitetura

Se empolgou com a ideia deste tipo de revestimento para a decoração de sua casa? Fique à vontade para se inspirar com nossas sugestões e crie o projeto perfeito para os ambientes de seu lar!

Estas dicas de uso de porcelanato com efeito de madeira na decoração foram selecionadas pela equipe Viva Decora.