Poltronas para decorar seu hall de entrada

Por Thais Lopes em 13/10/2020

O Hall de entrada é a recepção da nossa casa. É o ambiente que dá boas vindas calorosas para quem estiver chegando à residência, sejam moradores ou visitantes. 

Então, é justo que este espaço seja decorado de forma bem alegre, mas confortável também. Aliás, é bem possível que, dependendo do tamanho da área, o hall vire algo ainda mais importante, recebendo muitas outras funções e peças mobiliárias diferenciadas – como poltronas. Confira.

poltronas

LAM Arquitetura & Interiores

Opções diferentes de decoração para hall de entrada

O ambiente do hall de entrada, embora seja importante, é a menor zona da planta de qualquer residência. Contudo, ele sempre é proporcional ao imóvel e deve ser explorado da melhor forma possível ou desejada. 

No geral, não há necessidades de se colocar muitos móveis no local – às vezes, até móvel nenhum. Mas lembrando que a quantidade, o tamanho e o formato das peças utilizadas deve ser compatível com o tamanho da área.

poltronas

Gabriela Toledo, Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores

É interessante ter um aparador no hall. Este móvel pode ser colocado estrategicamente na parede oposta à porta de entrada e servir e apoio para vários itens que são trazidos da rua, como carteiras e chaves. 

Para tornar esta visão mais bonita para quem chega de fora da casa, uma ideia é ter, sobre o tampo deste móvel, luminárias, vasos decorativos, arranjos e entre outros itens. E, perto disso, um cabideiro para deixar bolsas e acessórios também.

Agora, esta é uma solução de decoração comum. É possível preencher este ambiente da casa de outras formas diferenciadas. 

Por exemplo, só cobrindo as paredes com papel de parede ou espelho. Também com esculturas, fontes e vasos de plantas. Ou mesmo com uma linda mesa redonda ou oval bem no centro do cômodo, ornada por um belo arranjo de flores – principalmente se o ambiente for mesmo muito amplo e precisar ter a circulação um pouco desacelerada.

poltronas

Fernanda Bertolla

Outras funções para o hall de entrada

Enfim, o hall de entrada de uma casa é como se fosse um cartão de visitas. Na maioria das vezes, este ambiente é utilizado só como passagem. Mas, por desejo ou necessidade, é possível dar mais funções para este espaço da casa. 

Por exemplo, esta área pode ser transformada em mini biblioteca, mini sala de leitura, mini sala de música, micro home office e mais. Lembrando de nunca, com isto, bloquear a passagem.

Em cada situação é preciso se pensar numa combinação de móveis diferentes – por exemplo, estantes, nichos e prateleiras, cadeiras, mesinhas, e mais. Agora, a atenção com a escolha destes itens precisa receber ser especial, por dois motivos. 

Primeiro, por uma possível integração deste cômodo com outros espaços da casa, como a sala. Segundo, porque, de certo modo, esta será a apresentação da decoração de toda a residência.

poltronas

Red Square Arquitetura

Quer dizer o seguinte, que o mais correto em arquitetura e design de interiores é, já de antemão, realizar a ambientação de tudo e estabelecer uma linha estilística. 

Obviamente, cada setor da casa deve ser tratado de modo particular, adequando os espaços às atividades que serão desempenhadas no local. Contudo, seguir, em todos estes pontos, uma mesma linguagem – por exemplo, tudo em estilo clássico, industrial ou vintage -, em harmonia visual.

poltronas

By Kamy

poltronas

Roselle Ayres e Danyela Corrêa

Como usar poltronas no hall de entrada

Em certas propostas de arquiteturas de interiores, dá-se uma sugestão ainda mais diferente para área de hall de entrada. 

Por exemplo, fazer este espaço ser uma pequena saleta de estar, própria para receber rapidamente algumas visitas menos íntimas ou, então, visitas mais íntimas para um chá. Neste caso, é mais do que adequado prever a utilização de poltronas da decoração do ambiente.

Uma dúvida que as pessoas têm quanto à esta possibilidade é que modelo de poltrona usar. Se pode, por exemplo, ser o mesmo que seria utilizado na decoração de uma sala de estar comum ou varanda. 

Bem, poltronas próprias para áreas externas definitivamente não são indicadas. Já as demais poltronas, vai depender. Como os halls de residências costumam ser mais compactos, é preferível montar, nesse espaço um agrupamento de poltronas sem braços.

poltronas

Camila Tannous e Ana Paula Hygino

As imagens dão ótimas ideias de como utilizar poltronas em decoração hall. Note como estas peças mobiliárias, mesmo em cores mais intensas, são menos chamativas, deixando o destaque para outras coisas ao redor.

poltronas

Kacio Lima de Souza

Que achou da ideia de poltronas no hall de entrada? Se gostou, experimente em sua  acsa, pode ficar lindo!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.