Piso de porcelanato: como escolher e onde usar

Por Redação Apontador em 28/06/2017

O porcelanato é um acabamento que pode ser usado em cozinhas, banheiros, salas, quintais e jardins. O revestimento, que é um dos preferidos pelos consumidores, está invadindo os diversos cômodos da casa. Além disso, suas estampas são cada vez mais modernas e ousadas.

+ Quais as vantagens do piso de madeira?

+ Quais as vantagens e desvantagens do piso laminado?

Para esclarecer todas as dúvidas de quem está pensando em investir neste material ao reformar a casa, o Viva Decora conversou com a arquiteta Eliane Mesquita, a designer de interiores Adriana Fontana e com Camila Lamberti, designer de produto do Grupo Fragnani. Confira:

Quais são os porcelanatos preferidos do consumidor?

“Os preferidos pelos consumidores são os brilhantes, técnicos e polidos. Para muitos moradores, esses são o ‘verdadeiro’ porcelanato”, conta Camila. De acordo com ela,  os arquitetos também adoram as opções com acabamento acetinado.

O que será tendência?

“Estamos passando por uma evolução de design em todos os revestimentos (porcelanato e cerâmica) e isso pode trazer produtos bem diferenciados. Também temos algumas opções que representam placas metalizadas e a reprodução cada vez mais fiel de pedras, mármores e madeiras”, afirma Camila. Ela completa que, no futuro, será possível confeccionar produtos únicos, personalizados, diferenciados e cada vez mais criativos.

porcelanato - imagem 2 - viva decora

O piso porcelanato pode ser usado em todos os ambientes?

“O porcelanato, hoje em dia, pode ser utilizado em várias áreas da casa e não somente nas áreas frias, que seriam a cozinha e banheiros. Eles estão cada vez mais bonitos e resistentes e podemos utilizar em salas, quartos ou corredores”, explica Adriana.

Quais cuidados devem ser tomados por quem escolhe o porcelanato?

“É preciso obedecer as indicações de uso para os ambientes corretos. Por exemplo, nunca usar um porcelanato polido para o piso do box, pois esse acabamento em contato com a água deixa o piso escorregadio e perigoso. Para áreas externas, é necessário escolher um porcelanato com rugosidade para evitar que fique escorregadio”, sugere Eliane.

Como limpar o piso de porcelanato?

“Não se deve aplicar nenhum produto de limpeza abrasivo sobre o porcelanato. Esse é um equívoco que muitos consumidores cometem. Quando o porcelanato vem com polimento, apenas a limpeza com pano úmido embebido em uma solução de 5 litros de água para uma colher de sopa de sabão neutro mantém o piso brilhando por muito tempo”, explica Eliane.

Quais os principais erros na hora de escolher o porcelanato?

“O grande erro é escolher o piso pela beleza e desconsiderar outros fatores. É um erro desconsiderar os riscos de um material escorregadio ou optar por tamanhos errados”, pontua Adriana.

Por Viva Decora / Fotos: Viva Decora