Piso com efeito 3D está em alta e é considerado parte da decoração

Por Redação Apontador em 31/03/2017

O piso de porcelanato líquido, conhecido por sua característica 3D, está se popularizando cada vez mais. Um dos motivos para isso é o seu efeito brilhante, que lembra o piso de porcelanato. No entanto, apesar de receber esse nome, o porcelanato líquido é feito de epóxi ou poliuretano.

+ Como colocar piso cerâmico no banheiro?

+ Quais as vantagens e desvantagens do piso laminado?

Os produtos que fazem o porcelanato líquido são resinas liquidas que podem ser aplicados sobre pisos de cerâmica ou pedras. Além disso, ambos deixam um aspecto homogêneo e brilhante. Quanto à composição, o piso de porcelanato líquido autonivelante é uma resina à base de epóxi, não de poliuretano. A aplicação do porcelanato líquido epóxi é jogada sobre o piso e espalhado com algo similar a um rodo e automaticamente ela nivela a superfície. Já piso de porcelanato líquido de poliuretano requer que o piso seja nivelado, inclusive com o fechamento dos rejuntes.

Quanto à resistência, os pisos de porcelanato líquido de epóxi são mais resistentes no que diz respeito à produtos químicos, enquanto o piso de poliuretano são mais resistentes à riscos, variações de temperatura e dilatações. O piso de epóxi possui uma variedade maior de opções de cores, podendo fazer desenhos, composições ou utilizar adesivos por baixo. O porcelanato líquido de poliuretano é disponibilizado apenas nas cores branca, bege ou cinza.

Cuidados em relação ao porcelanato líquido

Há alguns prestadores de serviço que vendem e aplicam piso de poliéster como de se fosse de porcelanato líquido. Eles possuem um efeito visual bastante parecido, mas a resistência e durabilidade do piso de poliéster é muito menor. Por esse motivo, é importante contratar profissionais capacitados e questionar as características do piso escolhido.

Na hora de escolher entre epóxi ou poliuretano, é importante avaliar o local em que o piso será aplicado. O piso de poliuretano é mais resistentes à riscos. Por isso, ele deve ser colocado em áreas externas e corredores, que possuem muito trânsito de pessoas Mas, se você deseja ter um efeito diferente, o mais recomendado é o epóxi.

Por fim, após aplicado, verifique com o profissional o prazo para o piso secar totalmente. O uso do piso sem estar completamente seco pode danificar todo o trabalho.

piso 3d - imagem 1 - viva decora

psio 3b - imagem 3 - repoducao

psio 3b - imagem 4 - repoducao

Por Bianca Alvarenga,  redatora do blog Viva Decora