Modelos de persianas: inspire-se e saiba como escolher

Por Thais Lopes em 20/01/2020

As cortinas são uma excelente alternativa para o fechamento de janelas. Agora, as persianas podem ser uma boa alternativa às cortinas tradicionais. No passado, elas eram utilizadas apenas em projetos de decoração de ambientes corporativos. 

Mas, hoje, são vistas também em modernas e sofisticadas composições de cômodos residenciais – cada vez mais procuradas por designers e arquitetos.

persianas

Bender Arquitetura

Se você deseja dar mais personalidade aos cômodos de sua casa, pode buscar entre os diferentes modelos de persiana algo que atenda o seu gosto e as necessidades. 

Afinal, persianas são, primeiramente, funcionais – oferecendo mais privacidade aos moradores, além de reduzir e bloquear a passagem de luz e de vento natural excessivos nos ambientes. Segundo, são elementos decorativos incríveis. Então, invista nesta ideia!

Continue lendo este texto! Os parágrafos a seguir apresentam diversos exemplos inspiradores de modelos de persianas!

persianas

Guardini Stancati Arquitetura + Designer

Modelos de persianas de acordo com o sistema de abertura

De fato, o mercado de artigos para casa oferece muitos modelos diferentes tanto de cortinas tradicionais quanto de persianas. Falando especificamente deste último item, seu funcionamento consiste em lâminas ou ripas que podem ser voltadas para ângulos diferentes e direcionar a luz do sol. Este sistema pode ser em sentido horizontal ou vertical. Eis os dois modelos de persianas de acordo com a sua abertura!

As persianas horizontais são muito simples, bonitas e também podem ser facilmente encontradas à venda nas lojas. É um modelo que se sobressai nos interiores. Destaca o pé direito e permite uma ótima ventilação ambiente – melhorando a questão térmica nos cômodos. Trata-se da opção perfeita para cozinhas, lavanderias, quartos e escritórios!

persianas

Ednilson Hinckel

persianas

Revista Viva Decora 2

As persianas verticais também podem ser usadas em várias situações, como decorações de salas de estar e de jantar – sobretudo com grandes vãos. O seu sistema de abertura é bem prático. E, devido ao sentido das lâminas, acaba acumulando menos poeira, facilitando a limpeza no local.

persianas

MIS Arquitetura e Interiores

Modelos de persianas de acordo com o design

Resumidamente, como dito, existem dois modelos de persianas: horizontais e verticais. Contudo, até mesmo estas duas podem ter suas variações – ou seja, submodelos. 

E estas diferenças têm a ver com as inúmeras possibilidades que os fabricantes oferecem em termos de estética das peças. Assim, é possível criar decorações ainda mais modernas e funcionais, bem além do esperado!

Pra começar, vamos falar dos dois modelos de persianas mais queridos dos decoradores. Tem a persiana ‘rôlo’, que controla o calor e filtra bem os raios UV e que tem uma incrível leveza visual – que permite sua fácil integração à composição.  E a ‘romana’, com uma aparência mais clássica e segmentos que dobram na medida em que sobem.

persianas

Danyela Corrêa

Ainda dentro destes submodelos, existem outros modelos de design. Existem várias persianas que são plissadas, como as persianas celulares – como células de colmeia -, que quase vedam por completo a entrada de luz nos ambientes. 

A ‘double vision’ e a ‘silhouette’, com partes translúcidas, que são capazes de deixar a janela à “meia luz”, ainda garantindo a privacidade dos moradores. E a painel, também bastante estilosa.

persianas

Renata Basques

persianas

Arquitetura 8 – Ana Spagnuolo & Marcos Ribeiro

Modelos de persianas de acordo com a materialidade

Existe modelo de persiana para todos os gostos e persianas feitas em muitos tipos de materiais diferentes. As mais comuns são as em alumínio – tal tipo é capaz de refletir os raios solares e evitar, assim, o aquecimento excessivo dos ambientes. Depois tem também aquelas peças em madeira – outro material eficiente para o controle térmico dos ambientes. E as em fibras naturais, como bambu.

Recentemente, os fabricantes de persianas têm testado mais opções de materiais para persianas. Já é possível encontrar no mercado modelos também em PVC – inclusive imitando a textura de madeira, por exemplo; persianas com blackout; persianas em tela solar ou simplesmente persianas em tecidos rígidos e grossos suficientes para bloquear grandes quantidades de luz e vento vindos do meio externo.

persianas

Juliana Pippi

persianas

Urbano Studio

No momento de escolher um modelo de cortina ou persiana para casa, leve em consideração o estilo dos ambientes.  

E mais, que efeito busca causar com estas peças à decoração? Estude melhor a funcionalidade de cada modelo e escolha aquele que, além de bonito, cumpra seu papel e deixa a iluminação natural do local no ponto certo! 

Estas dicas de decoração com persianas foram criadas pela equipe Viva Decora.