Pastilhas de vidro: onde e como colocar o revestimento

Por Patricia Machado em 06/03/2017

As pastilhas de vidro estão sendo muito utilizadas como revestimento em banheiros, cozinhas e lavanderias, além de áreas externas e superfícies curvas. O material confere exclusividade a qualquer ambiente porque é durável, mantendo a sua aparência e brilho por muito tempo. Isso minimiza a chance de aparecer trincas nas pastilhas.

+ Dicas para ter uma varanda decorada

+ Sete dicas para ter uma casa mais sustentável

Por causa dessas características, se a parede em que as pastilhas de vidro for aplicada for bem vedada, as chances de aparecer umidade ou mofo é praticamente inexistente. A composição da pastilha de vidro possui um nível de absorção de umidade de 0,05%, ficando à frente das cerâmicas, que absorvem três vezes mais.

Além disso, o lado da pastilha de vidro que entra em contato com a argamassa é impermeável. Isso faz desse revestimento um ótimo isolante elétrico e térmico.

pastilhas de vidro - imagem 1 - viva decora

As pastilhas de vidro também são resistentes a produtos alcalinos e ácidos, o que torna o revestimento uma boa opção para banheiros, lavanderias e piscinas. Os revestimentos de cerâmica ou porcelana podem perder a cor e o brilho quando expostos a esses produtos.

Quanto ao custo, as pastilhas de vidro, têm um preço similar ao encontrado para pastilhas de cerâmica. Por isso, é sempre importante fazer uma boa pesquisa antes de escolher o material.

Para evitar contratempos, a aplicação desse tipo de revestimento exige mão de obra especializada. Mas, se a área for pequena, qualquer pessoa pode fazer a aplicação.

Veja como colocar pastilhas de vidro:

Por Bianca Alvarenga, redatora do Viva Decora