Pastilhas adesivas: saiba onde utilizar e como aplicar

Por Redação Apontador em 07/07/2017

As pastilhas são consideradas um item decorativo versátil e fazem parte de diversos projetos. No entanto, para quem pretende reformar a casa ou redecorar um ambiente, a utilização de pastilhas pode exigir trabalho especializado. Além disso, para quem mora em um espaço alugado, a colocação desse tipo de revestimento é praticamente descartada por depender da aprovação do dono do imóvel. Uma solução que está cada vez mais em alta é a pastilha adesiva.

+ 5 dicas para usar o amarelo na decoração da sua casa

+ 7 dicas para ter uma casa mais sustentável

As pastilhas adesivas resinadas são baratas, não necessitam de mão de obra e instalação profissional e são fáceis de aplicar. Você mesmo pode tirar algumas horas do dia para fazer a aplicação, deixando os ambientes da sua casa com cara nova. Para aplicar, basta colocar as pastilhas em um plástico de transferência – que geralmente acompanha o kit – e colocar as pastilhas na parede, passando um pano por cima do plástico para que a cola do revestimento possa aderir na superfície colada.

Ao contrário do que se imagina, as pastilhas adesivas resinadas possuem uma cola durável, que resiste aos raios solares e a umidade, podendo se manter fixada por até cinco anos em ambientes secos e por até dois anos nos ambientes com umidade, como no banheiro ou próximo a pias e piscinas.

Onde aplicar?

Quando se trata de pastilhas adesivas, o céu é o limite. Elas podem ser aplicadas como pastilhas adesivas para banheiro, fazendo o contorno do ambiente, do box ou decorando alguns pontos. Também podem ser colocadas na cozinha, como faixa de pia ou preenchendo a área entre a pia e os armários suspensos, por exemplo. Outra ideia é inserir as pastilhas adesivas em volta das piscinas para dar um toque mais colorido para a área de lazer.

pastilhas adesivas - imagem 2 - viva decora

As pastilhas adesivas resinadas são baratas e fáceis de aplicar

As pastilhas adesivas também podem ser aplicadas em diferentes superfícies, como azulejo, MDF, vidro, cerâmica e em paredes convencionais. Elas são encontradas em peças de 30 x 30 cm, assim como as pastilhas de vidro. Também é possível encontrar versões em tiras, geralmente com 6,5 centímetros de altura, o que facilita a instalação.

Ao aplicar as pastilhas adesivas é preciso ficar atento. Elas só podem ser coladas em superfícies que estejam limpas. Então, o azulejo do banheiro deve estar seco e sem resíduos e as paredes da cozinha não podem ter gordura para não comprometer a durabilidade da cola.

Além disso, é recomendado que as pastilhas adesivas não sejam molhadas durante as 48 horas seguintes à instalação para que a cola seque sem interferências.

Veja como utilizar as pastilhas adesivas para decorar ambientes:

pastilhas adesivas - imagem 3 - viva decora

pastilhas adesivas - imagem 4 - viva decora

pastilhas adesivas - imagem 5 - viva decora

pastilhas adesivas - imagem 6 - viva decora

Por Ana Spadin para o blog Viva Decora / Fotos: Viva Decora