Papel de parede: como utilizar o revestimento na casa toda

Por Thais Lopes em 10/02/2020

Um dos maiores sonhos daqueles que adquirem um novo imóvel é poder montar os ambientes com uma decoração do jeitinho que sempre sonhou, personalizar os espaços de acordo com seu gosto e estilo. 

papel de parede é um material que pode ajudar bastante nesta tarefa. Existem vários modelos diferentes nas lojas – em cores e estampas das mais variadas. Veja como usá-lo na casa toda.

papel de parede

Helena Koki

As principais vantagens dos papéis de parede

O motivo de se revestir as paredes de uma edificação é fazer com que os seus ambientes fiquem mais confortáveis. 

Por certo, com alguns materiais pode-se preservar melhor a temperatura, controlar a reverberação do som, ou somente tornar os espaços visualmente mais agradáveis. Com o papel de parede não é diferente, claro. Um dos motivos do começo de sua fabricação foi, justamente, o de aquecer os ambientes.

papel de parede

Piloni Arquitetura

No passado, somente as residências de famílias mais nobres e ricas eram adornadas com papéis de parede feitos à base de papel de arroz ou celulose. 

Mas, no decorrer dos anos, esta teologia evoluiu muito e a busca por tipos diferentes de papel passou a ser também de pessoas de outras classes sociais e econômicas. Agora, existem inúmeros outros modelos de papel de parede para todos os gostos e bolsos.

papel de parede

Andrea Bento

Pode-se dizer que o principal motivo que leva as pessoas a adquirirem rolos de papel de parede é mesmo para melhorar a estética das suas casas. 

De fato, os papéis teriam a capacidade de deixar os interiores das edificações bem mais bonitos, charmosos, alegres e até sofisticados. E é exatamente por isto que existem tantos modelos à venda nas lojas – de cores, texturas e acabamentos diferentes.

papel de parede

Revista Viva Decora

Os modelos de papel de parede

Dentre os novos e principais modelos de papel de parede à venda nas lojas, devem-se destacar dois tipos. 

Primeiro, os papéis vinílicos, que são feitos de PVC – facilmente laváveis e bastante resistentes à umidade presente em áreas molhadas. Já o segundo é o “tecido não tecido” – ou TNT -, feito de uma mistura de fibras naturais e sintéticas – também de alta qualidade e ideal para zonas secas.

papel de parede

Revista Viva Decora

Quanto às estampas dos papéis de parede, existe uma infinidade de opções oferecidas pelos fabricantes. 

Os modelos mais tradicionais são os lisos, os listrados, os floreados e os em arabescos. Mas as novas tendências em termos de design de interiores são os papéis geométricos, com desenhos tribais, lúdicos, que imitam outros materiais – como cimento e tijolo – e também os que simulam efeitos 3D.

E, por fim, falando dos acabamentos dos modelos de papéis de parede existentes no mercado, também é possível citar algumas diferenças. 

Há os com textura emborrachada, com uma camada de EVA sobre a sua superfície; e os em alto relevo e aveludados, com aspecto macio. Estes últimos seriam mais delicados, difíceis de limpar e menos resistentes, porém com aspecto bem mais requintado.

papel de parede

Espaço do Traço Arquitetura

papel de parede

Revista Viva Decora

Onde e como aplicar papel de parede

Como dito antes, papel de parede pode ser um bom aliado no momento de personalizar os ambientes de uma casa. 

Este material pode ser aplicado a superfícies de muitos cômodos – hall, salas e quartos é a opção mais comum. Mas, diferentemente do que era possível no passado, agora há papéis próprios para áreas molhadas também – como cozinhas, banheiros, e outros.

papel de parede

Graça Brenner

papel de parede

Sandra Sanches

Portanto, é possível aplicar papel de parede em praticamente toda a casa. Agora, o como utilizar os papéis nas decorações é que é a questão mais importante. 

Primeiro, é preciso destacar que o melhor é que, mesmo os modelos mais resistentes, não sejam aplicados a zonas muito próximas de pias ou dentro de boxes de chuveiros. Deve se tomar sempre bastante cuidado também com a incidência de luz solar excessiva.

Fora isto, o modo de aplicação de papéis em interiores de residências vai depender muito da criatividade do projetista da decoração. Isto porque este material pode aparecer de diferentes modos no interiores. 

Por exemplo, em quatro paredes dos ambientes, em meia parede, ou só em uma faixa. Ou, então, em tetos, frente de portas, tampos de armários e muito mais.

papel de parede

Bernal Projetos

Em sua casa, use e abuse da imaginação para encontrar formas bacanas de utilizar papel de parede para personalizar os ambientes. 

Lembrando que os papéis podem criar efeitos visuais e ilusões de ótica incríveis – inclusive, em alguns casos, ajudando a dar a sensação de amplitude aos ambientes. Inspire-se!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.