Varandas e sacadas: decoração com papel de parede

Por Thais Lopes em 28/10/2020

Foi-se o tempo em que as pessoas voltavam as suas ideias de decoração apenas para dentro de casa. Cada vez mais, elas passaram a perceber como é importante aproveitar, com atenção, cada cantinho do seu imóvel. 

E isto inclui, certamente, as varandas, sacadas e terraços. Estes espaços ganham, agora, novos móveis, ornamentos e até revestimentos – como é o caso dos inúmeros modelos de adesivo e de papel de parede. Continue lendo para saber mais.

papel de parede externa

Michele Balbine Fotografia

Estilos de decoração para áreas abertas

Sacadas, varandas e terraços são zonas previstas nas plantas de muitas residências. E estas zonas ajudam justamente a fazer a conexão entre interiores e exteriores- algo que é bastante almejado nos dias de hoje. 

Poder ter algum tipo de contato com o mundo lá fora enquanto estamos dentro de casa traz um equilíbrio emocional incrível, que não têm preço para a saúde. Por isto, tais áreas da casa merecem uma decoração que permita a permanência.

Todos estes espaços servem, em primeiro lugar, para a observação de uma paisagem – que pode ser a cidade, uma mata natural ou só o jardim de casa, tanto faz. 

Mas é claro que eles podem receber outras funções especiais que, justamente, promovam a diversão, a união ou só a reflexão. E é exatamente isto que deve guiar toda a decoração – a escolha dos móveis, por exemplo, poderia se basear nas atividades que serão realizadas no local.

papel de parede churrasqueira

Studio Due Arquitetura

Peças mobiliárias próprias para áreas abertas devem apresentar certas características. Dentre elas, serem feitas com materiais e ou receberem um acabamento que permita com que resistam, de fato, às condições locais. 

Por exemplo, peças de madeira natural envernizadas ou pintadas com tinta esmalte; de plástico; de ferro com fundo protetor mais pintura; e de pedra. E não podemos esquecer dos tecidos impermeabilizados com camadas de vinil em sua composição.

papel de parede

LAM Arquitetura & Interiores e Bárbara Dundes

papel de parede

Andrea Petini

São exemplos de decorações utilizadas em áreas abertas: clean e rústico – sempre acompanhados de plantas na dose certa. E quanto aos móveis, há diversas opções nas lojas que se encaixam com estes estilos. 

Para zonas de estar, mesinhas, sofás, poltronas e chaises. Para áreas de refeições mesas de jantar, mesas altas, cadeiras, bancos e banquetas – muitas vezes colocadas próximas às churrasqueiras. E ainda haveria os equipamentos de lazer.

Eduarda Corrêa

Novos materiais para revestimento

Obviamente, os móveis para áreas externas devem ser feitos de materiais adequados para resistir ao tempo. 

Do mesmo modo, os revestimentos de outras superfícies devem ser assim também. Pode-se prever a instalação de deques e painéis de madeira na área, desde que recebendo o tratamento certo. Outros revestimentos para piso que têm ganho força no mercado são os pisos cimentícios – inclusive imitando madeira -, os ladrilhos, e os porcelanatos.

Agora, para as paredes das áreas abertas existem ainda mais opções. Pode-se pintar estas superfície com tinta acrílica e fazer alguns detalhes em película adesiva, por exemplo. 

O papel de parede é um material a ser considerado para estas áreas também – até mesmo porque esta tecnologia evoluiu. E já existem alternativas de papéis com acabamento em vinil que podem ser aplicados em áreas com exposição à certa umidade – só não excessiva, claro.

revestimento

Karoline Althoff

O charme de adesivos e papel de parede em varandas e sacadas

Sim, para zonas de varandas e sacadas cobertas é uma possibilidade a utilização de adesivos e papéis para a personalização da decoração. 

Estes materiais só não devem ser aplicados às áreas que ficarão diretamente expostas à luz solar e às chuvas excessivas. Contudo, no restante, faixas destes materiais podem ornar grandes panos ou finas faixas em áreas estratégicas, fazendo fundo à móveis, equipamentos e mais.

Os adesivos e papéis com cobertura em vinil são os mais adequados para ambientes assim. A tendência do momento são aqueles que imitam ladrilhos hidráulicos e pastilhas costumeiramente vistas em decorações de cozinhas. 

Também combinam com estas regiões da casa películas com estampas de folhas, flores e animais; remetendo às paisagens ou simulando materiais como tijolinhos, concreto e madeira.

SA Engenharia e Arquitetura

papel de parede area externa

Revista Viva Decora

Já tinha pensando em papel de parede na sacada? Viu como pode ficar lindo? Ouse você também e use em sua casa!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.