Soluções para instalar painel para TV em espaços pequenos

Por Thais Lopes em 30/07/2019

A televisão, sem dúvida, é um dos aparelhos tecnológicos mais queridos. Ela, definitivamente, mudou nossa percepção do mundo e é capaz de reunir famílias inteiras na sala de estar. 

O que é uma casa sem uma TV? Por isso,  é altamente requisitada para projetos de interiores, sendo apoiada sobre rack ou instalada em um painel para TV.

painel para tv

Mariana Lazarini Prado Generoso

O surgimento dos racks e painel para TV

No passado, os primeiros modelos de televisores apresentados aos consumidores eram enormes. Eles vinham inseridos dentro de uma caixa que era, praticamente, um móvel inteiro. 

+ Descubra qual o melhor tipo de travesseiro para você

+ Vinho na Vila 2019 acontece na Cinemateca Brasileira

Por isso, muitas vezes, precisavam ser colocados diretamente no chão. Mas, com o tempo, essas TVs foram sendo substituídas por modelos muitos mais tecnológicos, leves e com dimensões reduzidas.

Hoje, pode-se ter televisões com uma tela muito maior, mas sem prejudicar a estética dos ambientes. Isso porque esses aparelhos têm uma caixa muito mais fina. Portanto, podem ser instalados diretamente em suportes na parede ou móveis mais altos.

Foi exatamente pensando nisso que os designers projetaram móveis como os racks e painéis para TV – sendo que este último serve não só para decorar como para suportar a TV sem danificar as paredes do imóvel.

painel para tv

BY Arq&Design e Chris Silveira e Arquitetos Associados

Racks e painéis para TV podem ser vendidos juntos ou separadamente. De cada um, existem muitas versões – em formatos, tamanhos, materiais, cores e acabamentos diferentes. 

Optar por um ou outro vai depender de vários fatores. Primeiro, o gosto e necessidades da pessoa. Segundo, a proposta do arquiteto ou designer para o ambiente. Por fim, as medidas do próprio cômodo – eis o maior desafio!

painel para tv

Luciane Mota

O desafio da decoração de ambientes pequenos

Há uma recente super valorização do metro quadrado nas grandes cidades. Estratégias rigorosas estão sendo tomadas para otimização das áreas de terrenos em zonas urbanas. 

Em consequência, muitos empreendimentos novos apresentam soluções de plantas mais compactas tanto para casas quanto para apartamentos. Inevitavelmente, muitos de seus cômodos são pequenos, representando um enorme desafio para os decoradores!

painel para tv

Melissa Bulla Baron

Quando os ambientes possuem medidas reduzidas, cada centímetro importa. É preciso que as pessoas sejam criativas para aproveitar cada cantinho do seu imóvel. Todo espaço pode ganhar uma utilidade, basta que se planeje bem. 

Com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores é possível obter um desenho de planta mais bem resolvido, com espaço garantido.

painel para tv

Scopo Design móveis planejados

O surgimento dos móveis planejados, com módulos agrupados e ou fabricados sob medida, facilitou bastante a vida dos decoradores. Mesmo em um canto estreito é possível encaixar um monte de coisas. 

Por exemplo, em uma sala mais compacta, com poucas paredes livres, ainda encontra-se um lugar para o sofá e também para a televisão – coisas que são essenciais para ambientação de tal tipo de cômodo.

Por falar em painéis, as imagens apresentadas neste texto provam três coisas. Número um, que os projetistas têm, hoje, a liberdade de criar móveis com desenhos mais criativos, de acordo com as medidas de cada ambiente. 

Número dois, que é possível, sim, instalar painéis para TV em espaços pequenos. E, número três, que painéis para TV podem ser instalados em vários cômodos da casa.

painel para tv

MODI Arquitetura e Interiores

painel para tv

Anna Maria Parisi

As formas mais criativas de usar painel para TV em espaços pequenos

Se a sala de casa é pequena, uma opção é usar toda a sua extensão para o painel de TV; ou pode-se cobrir só uma parte e preencher o restante com nichos e prateleiras. 

Um painel estreito no mesmo tom das paredes do cômodo causaria uma ilusão de ótica, pois o observador seria enganado pensando que o móvel é maior do que realmente é. Já a inserção de luzes destacá-lo-ia no cenário e daria mais profundidade ao desenho.

painel para tv

Danyela Corrêa

O painel da TV em um ambiente pequeno pode fazer conjunto com outras peças multifuncionais. Por exemplo, ser pano de fundo de uma escrivaninha ou mesa de refeições – assim tem-se o espaço de planta mais otimizado. 

Para dar um visual diferenciado à proposta de decoração, pode ser adotado um painel para TV com um design mais ousado, como na horizontal ou estendendo para o teto.

painel para tv

Iara Kilaris e Bordin & Soares

painel para tv

Manuella Farias

Então, o que achou das ideias? Use as imagens deste texto como fonte de inspiração para criar um painel para TV em um espaço pequeno de sua casa e aproveitar melhor a área de seus cômodos!

Essas dicas sobre como utilizar um painel de TV em espaços pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.