Oito ideias para cultivar um jardim em casa

Por Mariana Castro em 18/01/2018

A maioria das pessoas sonha em ter um belo jardim e estudos já sugeriram que mexer na terra e nas plantas melhora a qualidade de vida. Por isso, é sempre válido reservar um espaço para o verde, more você em casa ou em apartamento.

+ Ideias simples e criativas para decorar o jardim

+ Dicas para decorar casas de campo

Para quem tem espaço de sobra, a preocupação estará apenas em cuidar desse jardim, regando e podando as plantas para que elas se mantenham sempre vivas e vibrantes. Mas, não é preciso abrir mão disso caso o espaço seja menor. O blog Viva Decora reuniu algumas ideias de jardins para todos os gostos e tamanhos de casa. Confira:

Jardim de cactos

Um típico morador da cidade grande costuma viver em espaços menores e estar sempre na correria. Nesse contexto, um jardim de cactos é a solução perfeita, uma vez que não ocupa muito espaço e nem precisa ser regado todos os dias. A opção também é ótima para apartamentos, garantindo um cantinho verde que se manterá vivo ao longo de todo o ano.

Crédito: Sandra Moura

Jardim vertical

Jardins verticais são excelentes tanto para apartamentos quanto para casas. Eles cobrem uma parede inteira com o verde, seja através de plantas volumosas e com caimento, como trepadeiras e eras, por exemplo, seja utilizando diversos vasos ao longo da parede. Usar canos pintados de marrom, como na foto, é uma ótima ideia, pois eles se camuflam sob a vegetação, composta de orquídeas e samambaias.

Crédito: Ana Flavia Teixeira

Jardim zen

Este tipo de jardim pode ser em qualquer tamanho e é muito fácil de manter e cuidar. Ele funciona em praticamente qualquer ambiente, pois depende menos de luz e outros fatores. Além de menos plantas para regar, o jardim zen pode mudar o tempo todo. Para isso, basta alterar o padrão das linhas sobre a areia, utilizando ferramentas de jardinagem.

Crédito: Casacor SP 2017

Jardim com deck

Para quem acha que ter um jardim em casa significa tapetes cheios de barro, a saída é cercar a área com um deck e providenciar um layout em que o fluxo de pessoas não precise passar sobre a grama. Além de funcional, isso dá um charme a mais para o jardim. Uma boa ideia é colocar uma mesinha e cadeiras na área, para desfrutá-la de perto.

Crédito: Rico Mendonça

Dentro de casa

Basta um cantinho sem muita utilidade, como o espaço embaixo da escada, por exemplo, e você pode construir um jardim simples, mas que já será o suficiente para dar uma vida a mais para o ambiente. Algumas pedrinhas espalhadas, vasos imponentes com plantas fáceis de cultivar em lugares fechados, e pronto! Você ainda pode acrescentar um mini jardim vertical na parede ao lado, ou decorar com um anão de jardim, por exemplo.

Crédito: MC3 Arquitetura

Para quem tem espaço sobrando

Nesses casos, você pode soltar sua imaginação e plantar quantas espécies diferentes quiser. Aproveite e capriche nos móveis, com belas cadeiras e bancos sob um lindo pergolado, por exemplo. Isso dá um charme único para o jardim, e permite que você curta o melhor desse espaço ao ar livre.

Crédito: SA Engenharia e Arquitetura

Por Viva Decora