Oito dicas para mudar a cara do quarto gastando pouco

Por Mariana Castro em 24/04/2018

O quarto é um dos cômodos da casa onde as pessoas tendem a passar mais tempo. Adolescentes costumam se entreter bastante por lá, principalmente se têm uma escrivaninha com computador, ou uma televisão e videogame. Adultos – casais ou não – às vezes têm até um home office no quarto, o que aumenta ainda mais sua permanência pode lá.

+ Sete inspirações para decorar um quarto de casal

+ Dicas para acertar na escolha das cores do quarto

Chega uma hora em que olhar para o mesmo ambiente acaba cansando e você tem vontade de fazer uma reforma geral! Mas, nem sempre é preciso gastar muito para sentir seu quarto renovado. Algumas mudanças simples já podem dar uma cara nova para o ambiente. O blog Viva Decora reuniu algumas dicas para fazer isso de forma econômica. Confira:

#1 Adicione um grande espelho

Espelhos são peças coringa que combinam com qualquer ambiente, principalmente se não tiverem moldura. Instalar um ou mais espelhos em seu quarto pode ser uma maneira de mudar o ambiente, dando a impressão de mais espaço e gastando pouco para isso.

Foto: Iara Kilaris

#2 Mude radicalmente a cor de uma parede

Isso transforma completamente o ambiente, interferindo inclusive na iluminação do quarto. Aposte em uma cor que você gosta e que não irá cansar a vista. Além de precisar apenas dos materiais para a pintura, você pode reunir a família e amigos que estejam dispostos a ajudar e pintar a parede você mesmo.

Foto: Carolina Danielian

#3 Instale um painel de televisão

Um painel de televisão pode dar destaque para a parede, além de organizar os fios e outros aparelhos, melhorando o aspecto visual do ambiente. Ele pode ser feito em diversos materiais e cores, o que ajuda a mudar a decoração do ambiente sem grandes reformas.

Foto: Gustavo Motta

#4 Pendure quadros e almofadas coloridas

Que tal dar uma repaginada nas paredes, com alguns quadros ou pôsteres que você gosta? Isso pode dar uma cara completamente nova para o quarto, combinando com almofadas coloridas para dar cor ao ambiente. A mudança pode não ser radical, mas com certeza não pesa no bolso e fará toda diferença.

Foto: Renata Romeiro

#5 Mude o revestimento de uma parede

Você não precisa, necessariamente, fazer um revestimento do material escolhido em sua forma original, como a madeira natural, por exemplo. que tem um custo mais alto. Hoje em dia, existem diversas opções de papel de parede que imitam texturas, como o tijolo aparente ou mesmo a pedra.

Foto: Denise Barreto

#6 Troque a roupa de cama por uma nova

Parece pouco? Depende da sua criatividade e de quão diferente for a nova roupa de cama. Mesmo sem qualquer outra alteração no quarto, isso já dará um novo colorido para ele, além de deixá-lo com mais personalidade.

Foto: Idealizzare Arquitetos

#7 Acrescente um novo elemento

Quanto pode custar uma bancada sob a janela e uma cadeira? Essa simples mudança pode lhe proporcionar mais conforto, seja para estudar, jogar ou simplesmente passear pela internet. Além de não exigir grandes reformas, isso garante um espaço completamente novo dentro do mesmo ambiente.

Foto: Rocha Andrade Arquitetos e Interiores

#8 Faça você mesmo uma estante de escada

Uma escada de madeira, dessas que se abrem para os dois lados, e algumas tábuas do mesmo material ou de vidro, se estiver disposto a gastar um pouco mais. Mais alguns objetos decorativos para colocar nas prateleiras e pronto, você tem um novo móvel bem em conta e muito descolado para redecorar seu quarto.

Foto: Casa Nova

Por Viva Decora