Como escolher o modelo de guarda-roupa perfeito para seu quarto

Por Thais Lopes em 10/10/2019

Existem vários modelos de guarda-roupa a venda nas lojas. Cada um deles atende a um determinado tipo de público, com gostos e necessidades específicas. 

São tantas opções que fica difícil não encontrar uma que se adeque ao estilo de decoração de seu quarto. Só que escolher uma vai além das primeiras impressões, vai além da estética, mas de características de design mais relevantes.

Mobiliar a casa tem que ser uma atividade prazerosa, divertida, mas também consciente. Busque, antes, estudar todas as opções que o mercado oferece. 

Leve em consideração cada detalhe que faça o seu novo guarda-roupa ficar bem organizado e harmonizado com a decoração do quarto. 

guarda-roupa

Ana Cinthia Lopes Barbosa e Conceição Estrela Pinto Barbosa

Qual a real função dos guarda-roupas?

O guarda-roupa é um móvel de destaque na ambientação de todo quarto. Esta peça só não tem mais importância que a cama. 

Contudo, é essencial na organização da maioria dos pertences que são deixados no local, como roupas, bolsas, sapatos, toalhas, travesseiros e mais. E saber exatamente o que vai ser colocado dentro dele ajuda na hora de definir qual modelo de móvel adquirir para o ambiente.

guarda-roupa

Vivian Coser e Vanja Maia

Como escolher um modelo de guarda-roupa?

Escolher um modelo de guarda-roupa pode ser uma tarefa simples, mas que requer muita atenção. Não basta chegar a uma loja e escolher qualquer peça que agrade o bolso. 

Tal item precisa também estar de acordo com aquilo que você gosta e com o que pode combinar com a sua casa. Calma, não é nada confuso. Siga nosso passo-a-passo para evitar quaisquer frustrações.

1. Meça o local onde deverá ser colocado o guarda-roupa para ter uma referência de qual largura e altura máxima a peça poderá ter de modo a otimizar o espaço.

2. Marque a área de circulação ao redor onde ficará o móvel para saber se a abertura de suas portas poderá ou não comprometer o fluxo de pessoas no ambiente.

guarda-roupa

INÁ Arquitetura e Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira

3. Pense no estilo que esta peça deve ter. Talvez um modelo de design mais moderno ou clássico venha a combinar melhor com o seu quarto.

4. Defina qual a funcionalidade que este guarda-roupa terá – se ele irá abrigar apenas roupas ou também caixas, malas e outros acessórios.

5. Então, depois de conhecer todos estes detalhes, é vez de ampliar a pesquisa. Reflita sobre linhas, cores, materialidades, acabamentos, brilhos, transparências e mais. Também na quantidade de portas, gavetas, nichos e cabideiros. Ou seja, como é exatamente o móvel que você quer comprar.

Com todos estes dados em mãos, você estará pronto para ir às lojas e conhecer todas as opções de produtos oferecidos pelos fabricantes.

guarda-roupa

Raduan Arquitetura e In House

guarda-roupa

GF Projetos e Gabriela Herde

Quais os modelos de guarda-roupa são encontrados nas lojas?

Percorrendo as lojas é possível encontrar guarda-roupas prontos de vários tamanhos. A maioria deles é feito em madeira maciça, MDF ou MDP; e são compostos de módulos independentes – o que facilita na hora da instalação no cômodo. 

Alguns possuem portas comuns, de bater – os de quatro a seis são ideais para quartos de casal. Já outros vêm com portas de correr – perfeitos para ambientes pequenos.

Também é possível encomendar uma peça em outro material, feita sob medida para a sua casa. Então cada nicho ou divisória interna virá com o tamanho e o espaçamento de acordo com aquilo que você pedir, atendendo melhor suas necessidades. 

Para isto, você precisará descrever para o projetista o que funcionará para o seu dia-a-dia e para a organização dos seus itens.

guarda-roupa

Renata Basques

Algumas pessoas seguem um visual mais informal e precisarão de mais espaço para guardar blusas, camisas e bermudas – coisas que podem ser guardadas em gavetas. 

Outras já possuem mais peças formais, como conjuntos de ternos, calças, saias, vestidos e mais – que deve ficar em cabideiros. E para conseguirem montar bem os seus looks, sentirão necessidade de espelhos na parte interna ou externa do armário.

Pense com carinho em cada detalhe do novo guarda-roupa de seu quarto. O que irá lhe satisfazer e oferecer maior praticidade e conforto durante o uso.

“(…) o guarda roupa precisa ser funcional e atender às suas necessidades. Não adianta pensar em um modelo planejado se você gosta de mudar o ambiente com frequência, assim como não faz sentido comprar algo enorme se você tem pouca coisa para armazenar. Pense estrategicamente, sempre com bom senso.”

– citado em reportagem de Casa e Construção.

guarda-roupa

AH.SIM e Giuseppe Cafasso

guarda-roupa

Fernanda Duarte

Como harmonizar o novo guarda-roupa com a decoração do quarto?

Para saber se um modelo de guarda-roupa escolhido irá ficar em harmonia com a decoração do quarto basta refletir sobre duas questões: desenho e tonalidades. 

Um ambiente de visual mais moderno deve combinar com uma peça minimalista, de traços retos, poucos detalhes ornamentais e cores neutras. Já um quarto mais rústico pode receber um guarda-roupa mais elaborado, talvez em estilo clássico.

Saber combinar os materiais e as cores no cenário é fundamental. Guarda-roupas infantis geralmente são fabricados com a caixa branca – até porque é a opção mais prática. Trata-se da versão mais popular. Mas portas coloridas, neste caso, poderiam criar um conceito mais lúdico para a decoração do quarto.

Já para quartos de adultos o leque de opções de guarda-roupas vendidos é maior. Neste caso, tons como madeira clara e escura, além do preto e do cinza, é tendência. Também há opções mais diferenciadas, que misturam vários pigmentos. 

Móveis com puxadores embutidos e até mesmo aparelhos de televisão oculta. Além disso, podem-se fazer detalhes em prata ou dourado para combinar com outras peças do cômodo.

guarda-roupa

Marel – Grupo Factory

guarda-roupa

Elen Saravalli

Como você viu, o mercado oferece modelos de guarda-roupas de vários estilos e cores. Inspire-se nestas imagens e faça a sua escolha.

Essas dicas de como escolher um guarda roupa ideal para a sua casa foram criadas pela equipe Viva Decora.