Cooktop: sua cozinha prática e moderna

Por Thais Lopes em 26/03/2020

Certamente, as decorações de cozinha nunca mais foram às mesmas desde o surgimento do modelo de fogão cooktop

Este eletrodoméstico apresenta muitas vantagens, sendo que uma delas é tornar o visual de ambientes gourmet muito mais sofisticado e até divertido. Sim, porque existem várias opções deste produto no mercado – em materiais, cores e acabamentos diferentes!

cooktop cozinha

Andrea Fonseca

O que seria um fogão tipo cooktop?

Os fogões tradicionais as pessoas já conhecem bem. Quase todos os modelos são muito parecidos, geralmente com funcionamento a gás e apresentando de quatro a seis acendedores – mais um forno. 

+ Coronavírus: o que fazer ao se deparar com preços abusivos

+ Novidades no Apontador: massas frescas artesanais italianas na Don Taschetto 

Quanto aos cooktops, podem, dependendo do modelo, funcionar a gás ou por eletricidade e apresentar de uma a seis bocas. Neste modelo não existe forno – o mesmo pode ser comprado a parte.

O fogão cooktop é um fogão, portanto, bem menor. Ele deve ficar sobre uma bancada de pedra ou ser embutido nela. Este é um detalhe importante que precisa ser previsto no projeto de marcenaria da cozinha também. 

E, quando tudo é feito como devido, o resultado é uma decoração de visual mais bonito, clean e moderno. Lembrando que a forma de instalação deste aparelho abre espaço para mais armários no ambiente!

cooktop cozinha

BEP Arquitetos

Quais as diferenças entre os modelos de cooktop à venda no mercado?

#1 Alimentação

Existem muitos modelos diferentes de cooktop à venda no mercado. Fora do país, os cooktops com funcionamento a gás ainda são os mais requisitados. Já no Brasil, os mais procurados pelos consumidores são os elétricos e os por indução. 

Ressaltando que o primeiro é compatível com todos os modelos de panelas, enquanto o segundo só aquece panelas cujo fundo possa entrar em contato com seu campo magnético.

cooktop cozinha

Atrio Engenharia e Arquitetura

cooktop

Keleen Schmidt Inácio e Revista Viva Decora

#2 Design

O motivo de existirem tantos modelos de cooktop à venda é tentar atender o maior público possível e todas as suas necessidades diferentes. Não foi a toa que os fabricantes lançaram cooktops com uma ou duas bocas, ideais para locais compactos. 

Além disso, os com quatro a seis bocas, com funções extras surpreendentes – como níveis variados de chamas -, perfeitos para cozinhas amplas.

cooktop

Galpão Design, Arquitetura, Interiores & CO.

Alguns cooktops possuem a parte superior semelhante a qualquer fogão comum. Estes apresentam depressões em seu tampo, o que impede que o líquido saído das panelas escorra para a bancada. 

Outros já são planos. Destes, os comuns apresentam grades individuais de sustentação que mantém as panelas acima dos acendedores. Já os por indução são completamente lisos, ficando no mesmo nível da bancada.

Os cooktops por indução são, em tese, mais seguros, pois resfriam mais rapidamente o seu tampo. Neste caso, há uma precisão total de temperatura, sem perda de calor. 

Somente quando as panelas estão sobre o equipamento é que o sistema é acionado – e, então, o calor é liberado. Quase sempre este modelo é feito de placas de vidro ou vitrocerâmica. A vantagem disso, além da facilidade de limpeza, é as possibilidades de cores para o produto.

cooktop

Revista Viva Decora

#3 Cores e acabamentos

Na hora de escolher um modelo de cooktop para a casa, muita gente pensa, primeiro, na questão do espaço, da economia de preço e no funcionamento do aparelho. 

Mas é claro que a questão estética pode – e deve – mudar sua decisão final. Os cooktops, no geral, vêm em tom alumínio polido, escovado ou acetinado.  Também existem muitos modelos em preto, que também são lindos.

Agora, nada se compara a opção pra lá de estilosa dos cooktops coloridos – em cores como vermelho, turquesa e amarelo. Tem ainda os estampados – com desenhos em listras, xadrezes ou simulando peles de animais. 

Estes seriam cooktops com tampo composto de camadas de vidro, que recebe uma camada intermediária na tonalidade e desenho desejado.

cooktop

Revista Viva Decora

cooktop

Revista Viva Decora

Continue estudando os modelos de cooktops e suas qualidades. Você poderá encontrar mais opções que te agradem e que podem ajudar a completar melhor a ambientação da sua cozinha ou varanda gourmet. 

Avalie questões como beleza, voltagem, praticidade, resistência, e manutenção. Depois, basta escolher o produto certo. E não se esqueça de harmonizar este eletrodoméstico ao restante da decoração do ambiente.

Estas dicas sobre cooktops foram criadas pela equipe Viva Decora.