Rack para TV: escolhendo um modelo para a decoração de casa

Por Thais Lopes em 25/09/2019

Rack e painel para TV é um conjunto de peças de design que substituiu, em determinado momento da história, as tradicionais estantes. 

De fato, trata-se de uma solução esteticamente mais bonita, além de ser prática e funcional – e que vai bem com qualquer estilo de decoração. Não é a toa que virou tendência, aparecendo na maioria das propostas para salas com televisão. 

modelo de rack certo

Iara Kilaris

Uso de rack para TV em decoração de interiores

Uma sala de estar não poderia ser uma sala de estar sem um bom jogo de estofado. Mas as novas tecnologias ganharam mais espaço nos lares. 

Hoje, diante da importância dos aparelhos de TV, é impossível pensar em decoração de sala de estar sem considerar o uso de um rack. Aliás, diz-se que o rack faz toda a diferença na decoração de salas de estar e, dependendo do caso, até nos outros ambientes da casa.

modelo rack certo

Karen Pisacane

Racks podem ser usados, sobretudo, para dar apoio às televisões e outros aparelhos de mídia, como DVDs e receptores de TV a cabo. Agora eles também podem ser usados no lugar de aparadores, dividindo setores dos ambientes. 

 

Ou, então, usados como mesinhas para colocar livros e outros objetos de decoração – como porta-retratos, vasos, arranjos e esculturas –, incrementando os ambientes.

modelo rack certo

Andrea Petini

As opções de rack disponíveis no mercado

Nas lojas, é possível encontrar todos os tipos de rack. As peças em madeira são as mais tradicionais e oferecem um ar aconchegante para os cenários. 

Agora, existem também aquelas em multilaminados e em aglomerados, como MDF e MDP, que são mais resistentes e oferecem uma variedade maior de cores. Por fim, os racks em metal também podem ser uma ótima pedida para certas propostas de decoração.

modelo rack certo

Marlon Gama

Quanto a questão da estética, falando mais especificamente, a maioria das peças encontradas no mercado apresenta um desenho mais simples e eficiente. Quase todas têm um visual muito discreto. 

Alguns móveis são vendidos isoladamente e outros são acompanhados de painéis, em cores ou texturas contrastantes – próprios para serem fixados à parede e esconder os fios dos aparelhos na parte de trás.

modelo rack certo

Actual Design

Os conjuntos de ‘rack e painel’ vendidos prontos costumam ser muito bonitos. Agora, se a pessoa quiser ousar mais na decoração da sala ela pode criar um detalhe diferenciado para o ambiente. 

Por exemplo, substituir uma dessas peças por um item mais rústico, de visual improvisado – tipo ter uma sequência de pallets no lugar do painel. Outra ideia é investir nos racks suspensos, preenchendo a parte de baixo com pufes.

modelo rack certo

Rodrigo Veiga

Como escolher o modelo de rack ideal para a casa

Antes de sair comprando um rack para a sala de casa, a pessoa precisa antes conferir as medidas da área livre disponível para o móvel no ambiente. Uma sala grande pode muito bem comportar um rack grande. 

Agora, quando não se tem muito espaço a alternativa é um rack médio ou mesmo pequeno. Já em casos extremos, para liberar a circulação, a única alternativa é fixar todo o sistema de mídia somente no painel.

modelo rack certo

Degradê Decoração

O tamanho da televisão também é algo que deve ser considerado antes do momento da compra do rack. Isto porque sua altura mais a altura do rack – que costuma girar próximo dos 50 cm – pode comprometer a estética da sala. 

É importante que a tela fique na altura dos olhos da pessoa que está sentado no sofá. Se o rack escolhido for baixo demais para isto, quer dizer que a televisão deverá ser instalada na parede da casa mesmo.

Cores de rack

Embora o aparelho de TV chame muito a atenção do observador, não quer dizer que o conjunto ‘rack e painel’ tenha que ser o protagonista da decoração. Talvez o planejador de interiores queira que este seja, no caso, o sofá. 

Por isso é importante avaliar a cor do rack que será comprado. Os tons claros, por exemplo, combinam com tudo e dão sensação de amplitude ao ambiente.

modelo rack certo

Arquiteto em Casa e Bianchi & Lima Arquitetura

Racks em tons pastéis são sempre uma ótima pedida. Outra opção que se pode encontrar nas lojas são os amadeirado – considerados neutros. Também tem os laqueados – vendidos em várias cores. 

Os em branco – que são bem clean. E os em preto – que,  têm um visual super moderno e elegante, mas que, embora sejam uma tendência atual, podem fazer o cômodo parecer mais compacto e escuro.

modelo rack certo

Karen Pisacane e Iara Kilaris

modelo rack certo

Bianchi & Lima Arquitetura e Escritório Machado & Weiss Arquitetura e Interiores

Use seu bom gosto e bom senso para escolher o melhor modelo de rack para a decoração de sua casa. Primando pela beleza e pela praticidade, certamente sua escolha será acertada. 

Essas dicas de como escolher o modelo de rack certo para sua casa foram criadas pela equipe Viva Decora.