Cavaletes: como utilizá-los para criar uma mesa de jantar

Por Thais Lopes em 03/09/2020

Cavaletes são facilmente vistos sendo utilizados em fábricas e canteiros de obras. Mas propostas arrojadas de interiores provaram que peças bacanas assim também podem muito bem fazer parte de decorações de residências modernas. 

+ Sousplat: um toque de classe em sua mesa de jantar

+ Como lidar com a compulsão alimentar na quarentena

Ambientes em estilo industrial e com astral descontraído, por exemplo, usam os cavaletes para compor certos elementos, tipo mesa de jantar, em um design bem diferente e até sofisticado. Veja.

mesa de jantar oval com cavaletes

Kwartet Arquitetura

Um pouco mais sobre os cavaletes

Cavaletes são basicamente estruturas utilizadas como apoio para pranchas de madeira. Geralmente marceneiros, carpinteiros e outros profissionais usam isto como bancada para a realização de seus serviços. 

Em outros casos, isto pode servir como pequeno andaime para aqueles que estão construindo paredes ou assentando forros em construções e reformas de edificações.

Por isso, é comum encontrarmos modelos simples e baratos de cavaletes à venda em lojas de material de construção. 

Muita gente tenta os reaproveitar de um jeito sustentável em suas obras. E ainda é possível encontrar modelos mais estilosos e coloridos em lojas de móveis, pois algo assim, aparentemente, poderia ajudar a criar base para estantes e até aparadores para casa.

De fato, os aparadores são mesmo muito versáteis e podem ser utilizados de vários modos bem criativos na decoração de ambientes, inclusive de casas. As possibilidades são infinitas. 

Uma que citamos neste texto é a dos cavaletes como pés para mesas – e não de um modo improvisado, mas permanente mesmo, ajudando a compor um visual único para um determinado espaço. Saiba mais a seguir.

mesa de jantar branca com cavaletes

Silvia Bahia

Os diferentes tipos de mesas cavaletes

Há vários tipos diferentes de cavaletes há venda no mercado. Os mais simples são feitos em madeira comum, mas ainda tem os em MDF – um derivado da madeira – e em metal. 

Estes podem variar em estilos, cores e acabamentos; contudo, sempre serão apenas cavaletes. É a combinação deles com um tampo que criará o charme especial e a possibilidade de uso em uma decoração.

mesa de jantar com 7 lugares

Sandra Pompermayer

Podemos montar, com cavaletes, mesas para salas de jantar, varanda, escritório e mais. Com a combinação certa de peças é possível criar um móvel muito bonito. 

Por exemplo, visando uma decoração mais sofisticada, em estilo clássico ou moderno, podem-se utilizar cavaletes em inox e tampo de vidro. Já para uma decoração mais rústica, cavalete e tampo em madeira.

mesa de jantar com cavaletes

Roberto Migotto

Mesa de jantar retangular de 10 lugares com cavaletes

Casacor Brasília 17

Nas lojas de artigos para casa é possível encontrar cavaletes de estilos variados. E com eles é possível criar mesas, dependendo do tampo, de diversos tamanhos e para as mais diferentes finalidades. 

No fim, esta ideia de usar cavaletes acaba sendo uma solução bem simples e barata de mobiliar a casa. E sempre que a pessoa quiser economizar mais, pode reaproveitar uma mesa descarte de obra e customizá-la com tinta, tecido, ou outro material.

mesa de jantar de madeira com cavaletes e bancos laterais

WT Studio

As mesas de cavaletes na decoração da sala de jantar

Tal solução das mesas cavaletes serve, portanto, para muitas decorações. Basta ajustar o modelo criado em harmonia com o cômodo tratado. 

Ambientações de salas de jantar, por exemplo, podem receber mesas de jantar cavalete. Para este cômodo é interessante brincar ainda mais com as opções de texturas, cores e até customização de cavaletes e tampos.

mesa de jantar de vidro com cavaletes estilizados como um castelo de cartas de baralho

Mauricio Arruda

Para áreas de refeições, combina bem mesas com tampo em madeira laqueada na cor branca. Pés cavaletes em cor neon – talvez combinando com uma parede – e tampo de vidro é uma combinação muito bonita para salas de visual mais jovial. 

Um mix entre pé metálico e madeira bruta, de reaproveitamento, é perfeito para decorações altamente modernas. E um tapete pode demarcar a área da mesa e fazer um contraste harmonioso.

mesa de jantar de vidro com cavaletes amarelos

Bruno Sgrillo Arquitetura

mesas de jantar com cavaletes

Ryasi madeira design e Tetriz Arquitetura e Interiores

Mais uma importante dica para você. Na hora de escolher um modelo de cavalete para montar a sua mesa de jantar cavalete, tenha cuidado. Não é qualquer peça que servirá para a decoração da sua sala de jantar. 

Neste caso, o ideal é que o tampo da mesa fique a uma altura de pelo menos 75 cm do chão. E a junção entre esta peça e os pés precisará ficar muito bem firme e aguentar todo peso necessário, evitando, assim, quaisquer acidentes.

mesa de jantar em madeira com cavaletes

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Que achou da ideia? Experimente em sua sala de jantar, vai ficar incrível!

Essas dicas de decoração com mesa de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.