Como manter a beleza de uma mesa de jantar de madeira

Por Thais Lopes em 02/12/2019

Peças de madeira sempre foi uma grande sensação em propostas de decoração de residências. Móveis para casa feitos neste material – como uma mesa de jantar, por exemplo – costumam apresentar uma estética bastante atraente. 

De fato, são elementos muito bonitos, capazes de trazer mais estética a qualquer ambiente – seja quarto, sala, cozinha ou outro.

Agora, embora os móveis em madeiras pareçam mesmo incríveis e apresentarem muitas vantagens para o design de interiores, vão pedir cuidados especiais. 

Confira a seguir algumas informações valiosas sobre como evitar danos e manter sempre em dia uma mesa de jantar em madeira.

mesa de jantar

Codecorar

Valor dos móveis em madeira para a decoração de interiores

Antes de falar especificamente das mesas de jantar, vale citar o real valor dos móveis em madeira em geral para a decoração de interiores. 

Primeiro, eles vão bem com qualquer estilo de proposta. Costumam apresentar uma resistência e durabilidade maiores, em comparação a peças em outras materialidades. E também tonalidades e texturas variadas – o que permite ambientes com um visual único -, sempre oferecendo sensação de conforto.

mesa de jantar

Bruno Gap

Possíveis incidentes que podem comprometer uma mesa de jantar em madeira

Uma mesa de jantar feita em madeira – maciça ou não – pode perder a sua beleza com o passar dos anos. 

Pra começar, sua própria camada de revestimento pode ficar comprometida pela exposição à luminosidade ambiente. Raios solares e lâmpadas de qualquer tipo tendem a emitir fachos que provocam lentamente a modificação de sua cor. O processo é quase imperceptível, mas acontece.

mesa de jantar

Milla Holtz e Renata Cáfaro

Outras situações podem provocar o desgaste da peça. A exposição à umidade trabalha a madeira e ocasiona aberturas de trincas e descascamentos, além de originar mofos. Mesas deixadas em áreas abertas devem, portanto, serem preparadas para aguentar tais condições e resistir bem às intempéries – sobretudo a ação do sol e da chuva. 

Compromete a beleza e a vida útil dos móveis de madeira também colocar sobrepeso sobre as superfícies. Esfregar objetos pontiagudos sobre as partes – o que tende a gerar riscos e até arranhões mais profundos. Provocar vazamentos de tintas de canetas e derramamentos de bebidas como vinho. E, por fim, o endurecimento de ceras de velas – sobretudo sobre camadas de tintas e vernizes – que podem descolar no momento da retirada dos resíduos.

mesa de jantar

Casacor Brasília 17

mesa de jantar

Idealizzare Arquitetos – Consultoria em projetos

Formas de preservar uma mesa de jantar em madeira sempre linda

As possibilidades de conservação de um móvel de madeira são as mais variadas, de acordo com a sua utilidade e pelas condições no qual foi exposto. 

Uma mesa de jantar mais rústica até valoriza com as “marcas do tempo”. A preocupação já é maior com aqueles modelos de superfícies lisas e acabamentos brilhosos.Em todo caso, até mesmo as mesas em madeira maciça necessitam de cuidados, como uma hidratação. 

mesa de jantar

Oscar Mikail

Depois de limpar a peça com ajuda de um pano umedecido com água e detergente natural, tirando poeira e eventuais resíduos de comida, é vez de proteger todas as suas partes. É interessante utilizar algum tipo de óleo ou cera especial – nada de produtos abrasivos – para ajudar na sua conservação – e até melhor fazer antes um teste numa pequena parte. Este processo deve ser repetido periodicamente.

Só uma limpeza e hidratação simples já deve dar uma boa proteção à mesa de jantar em madeira. Mas é preciso revisar constantemente também outras questões. 

Por exemplo, como andam os parafusos que prendem as suas partes – talvez seja necessário algum reparo ou substituição.

mesa de jantar

Karen Pisacane

Também é interessante levar a peça para outro ponto da sala, longe de focos de umidade. Quanto à questão da luz solar, pode-se tentar proteger a peça impedindo que os raios atinjam-na nas horas mais extremas. 

Uma solução é colocar blackouts frente aos panos de janelas. Ou, se o móvel estiver do lado de fora da casa, deixá-lo sobre um ombrelone. Isto deve minimizar parte dos problemas.

“Evite colocar panelas ou objetos quentes em contato direto com o móvel. Isso pode causar manchas indesejadas e transformar o tampo da mesa em um mosaico com o formato da base da panela. (…) vale o uso de um suporte sobre o móvel. Quando derrubar algum líquido sobre a madeira, seque o quanto antes para também evitar a formação de manchas.”

– citação de Gazeta do Povo

mesa de jantar

Studio Scatena Arquitetura

mesa de jantar

MIS ARQUITETURA E INTERIORES

Jeitos de restaurar uma mesa de jantar em madeira danificada

Já foram repassadas muitas informações sobre como manter uma mesa de jantar em madeira sempre linda. 

Agora é vez de ensinar truques para tentar restaurar uma peça danificada. Diz-se que borra de café coado ajuda a disfarçar certos riscos. Que óleos como o de peroba e o de amêndoas renovam o brilho natural do material – perfeito para áreas ressecadas. E que as ceras dão um acabamento aveludado.

Agora, se a mesa de jantar estiver mesmo muito danificada, as medidas devem ser outras. Talvez seja preciso passar uma lixa no móvel por completo, limpá-lo outra vez e passar uma nova camada de revestimento. 

O verniz é a melhor proteção contra raios ultravioletas. Quase sempre ele apresenta baixa formação de filme, além de ser antibactericida. Fora isto, também ajuda a encobrir imperfeições irreparáveis.

mesa de jantar

Idealizzare Arquitetos – Consultoria em projetos

Caso esta tarefa seja muito complexa para você, não tenha vergonha de ir atrás de mão de obra especializada. Vale a pena investir dinheiro no restauro de um móvel se ele tiver valor sentimental e estético. 

Muitas mesas antigas em madeira são capazes de resistir a vários anos após um simples “tapa no visual”. Aposte nesta ideia e renove a decoração de sua casa.

Essas dicas de como conservar a beleza de móveis em casa  foram criadas pela equipe Viva Decora.