Luminárias retrô: um toque de classe funcional para seu quarto

Por Thais Lopes em 08/04/2019

Iluminação é um dos detalhes mais importantes de uma proposta de arquitetura e design de interiores, seja para um quarto de solteiro, casal, sala ou cozinha.

luminárias no quarto

Francisco Calio + Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Desde que os cientistas aprimoraram estudos quanto à eletricidade e Thomas Edison criou as lâmpadas, no século XIX, que vários designers passaram a testar novas ideias para luminárias. De repente, as luzes passaram a ser mais uma oportunidade de expressão artística.

luminárias quarto

Renata Basques

Das lamparinas a óleo às luminárias modernas

A eletricidade não é uma descoberta recente. Na verdade, o primeiro a ter conhecimento sobre o assunto foi o filósofo Tales de Mileto, ainda na Era Clássica.

Mas, nada se compara a máquina geradora de cargas elétricas de Otto von Guericke, do ano de 1672. O pára-raios de Benjamin Franklin, de 1752. A bobina de Faraday, de 1831. O gerador de Gare du Nord, de 1875. E, por fim, a lâmpada de Edison, de 1880.

Após todas estas descobertas brilhantes, a iluminação de ruas e de edificações nunca mais seria a mesma. No final do século XIX, as empresas já comercializavam luminárias, mas estas eram alimentadas por querosene.

+ Como escolher o modelo perfeito de sofá para a sala de estar?

+ Dicas para comprar presentes para o Dia das Mães

Elas eram um objeto a baixo custo, em forma de lampião. Sua parte superior era geralmente de cristal, material que facilmente multiplicava o brilho da chama.

Mas, depois do desenvolvimento dos sistemas de eletricidade e das lâmpadas, as lamparinas consequentemente tiveram de ser adaptadas.

Novas tecnologias surgidas depois da Revolução Industrial permitiram a produção de lustres, abajures, candelabros, arandelas e muitos outros objetos luminosos em design mais ousado. Desta fase se destacam o trabalho de design modernista de vários artistas.

luminárias quarto

Morar mais por menos – Goiânia 2017

Peter Behrens e as luminárias em estilo industrial

Em determinado momento da história, a indústria passou a produzir várias peças de design em larga escala. Porém, elas não apresentavam mais uma estética muito relevante.

Mas um movimento de reação artística, chamado de Art Nouveau, fez mudar o pensamento da sociedade, que passou a valorizar peças decorativas mais bem elaboradas.

Um profissional de muito prestígio nessa época foi o designer alemão Peter Behrens. Este foi, talvez, o primeiro profissional a pensar num desenho para indústria mais adaptado ao gosto e necessidades das pessoas.

Dentre muitos protótipos que ele fez, os que mais se destacaram foram aqueles para decoração de interiores. Luminárias como as que criou são influência também para o design contemporâneo.

luminárias quarto

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

As luminárias contemporâneas em estilo retrô

Pelo que se pôde perceber, design de objetos e decoração de interiores estão totalmente interligados. Com o passar dos anos e o avanço das tecnologias, vários modelos diferentes de luminárias surgiram.

Atualmente, um dos estilos mais cobiçados é o retrô. Mas, do que isso se trata?

luminária quarto

Casacor SP 2017

Bem, o estilo retrô trata-se de um modelo de arte que tem como proposta fazer certa releitura do passado. Na decoração, aparecem, por exemplo, luminárias modernas com traços inspirados em versões antigas, principalmente da fase moderna e pós-moderna. Dentro de um cenário bem nostálgico, peças assim tornam-se destaque.

Adriana Fornazari

Luminárias retrô usadas em decoração de quarto

As decorações de interiores contemporâneas são bem ousadas. Elas prezam por sustentabilidade, funcionalidade e também design. E uma tendência que realmente está em alta é o das luminárias retrôs.

Elas podem ser peças realmente novas, obtidas em uma loja comum, ou antigas mesmo, obtidas em antiquários. O importante é que fiquem em harmonia com os objetos atuais, tecnológicos e diferentes postos ao seu redor.

Consuelo Jorge e Daniel Oliveira

Luminárias retrôs são, às vezes, usadas em quartos com decoração em estilo rústico, industrial, romântico, masculino. A combinação do ‘falso antigo’ e o ‘novo’ é mesmo atraente e pode gerar soluções visuais bem criativas e elegantes.

Peças nesse estilo são geralmente cromadas, em tons como branco, preto e cobre fosco com partes em madeira e vidro. Ou pintadas em cores como amarelo e vermelho.

Andréa Buratto e Fábio Morozini

Definitivamente, as luminárias retrôs usadas em quarto lembram bem aquelas peças de visual fabril idealizado por Peter Behrens. Os tipos são váriados, como as articuladas de mesa, luminárias com tripé apoiado no chão, as pendentes em formato de gota ou bacia e as aramadas.

D&D Show + Studio GPPA – Gustavo Paschoalim e Paulo Azevedo

Os abajures também não ficam para trás como o de linha simples e elegante e os de teto, como um simples fio com um soquete e uma lâmpada. Estes últimos são bem minimalistas, provavelmente Edson aprovaria.

Luminárias

Roberto Migotto e Bianchi & Lima Arquitetura

Depois de tudo que você leu e viu, o que acha de usar uma luminária em estilo retrô na decoração de seu quarto?

Estas dicas de luminárias retrô para quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.