Pergolado: descubra como esta estrutura pode deixar seu jardim um verdadeiro charme!

Por Thais Lopes em 13/05/2019

Por certo, você já deve ter ouvido o termo ‘pergolado’ ou ‘pérgola’. Mas, talvez não saiba do que se trata. Pois bem, o que podemos adiantar que é este é um recurso de paisagismo bastante utilizado em projetos de quintais e pátios privativos.

Quem estiver pensando em criar uma área resguardada no jardim de sua casa pode recorrer a este modelo estrutural de arquitetura – que, olha, é extremamente charmoso.

Revista Viva Decora

Afinal, que é pergolado?

Se, por acaso, você não tem a menor ideia do que é pergolado, temos aqui um breve resumo. ‘Pergolado’ é um tipo de estrutura montada geralmente em madeira – com direito a apoios, pilares, vigas e caibros.

No passado, era utilizada pelos italianos como suporte para planteio e cultivo de parreiras. Hoje, é explorado pelos paisagistas do mundo todo em propostas de decoração para jardim.

Revista Viva Decora

Percebeu-se com o tempo que os pergolados poderiam oferecer muitas vantagens para a arquitetura. Fazendo uma pesquisa rápida na internet, é possível ver vários exemplos de projetos modernos, muito elegantes, onde estruturas de pergolados são destaques.

Em alguns casos elas são protegidas por plantas e demarcam setores de jardim. Em outros, são cobertas por vidro, fechando áreas internas de edificações.

SA Engenharia e Arquitetura

Montar um pergolado pode parecer tarefa fácil, mas não é. Inclusive, é preciso destacar que, dependendo das proporções desta estrutura, pode ser necessário mão-de-obra especializada.

Mas, em situações menos complexas, basta apenas os materiais certos e boa vontade. Só lembre-se: se você não tiver aptidão para construção civil é melhor não arriscar. Afinal, não se pode brincar com segurança!

Luiz Cardoso Paisagismo

Outras formas de montar pergolados

Já é sabido, portanto, que a forma mais comum de montagem de pergolados é com elementos em madeira. Mas, uma estrutura assim poderia ser montada com outros materiais também.

Dependendo das intenções de projeto do arquiteto, pode-se optar, por exemplo, pela utilização do concreto, alumínio ou bambu. E a diferença maior entre um modelo e outro seria quanto à manutenção e a durabilidade do sistema.

Revista Viva Decora

O bom é que cada material proporciona uma série de possibilidades diferentes para a criação de pergolados. Por todo seu vasto conhecimento teórico e prático, o arquiteto experiente pode prever uma estrutura em formato mais ousado, não tão retilíneo, formando ondas ou inclinações inusitadas.

E quanto a estética do pergolado, isso será determinado pelo estilo do jardim!

Claudia Comparin e Aquiles Nicolas Kilaris

Qual o propósito de se montar um pergolado no jardim?

Pode-se montar um pergolado no jardim pelos mais variados motivos. Ele pode vir a servir apenas como elemento decorativo – adornado com espécies como maracujá, jasmim, madressilva, lágrima-de-cristo entre diversas outras.

Também demarcar circulações, como caminhos entre setores ou a própria entrada da casa. E ainda fazer o fechamento de certos espaços, como áreas de permanência, como academia, spa, garagem e piscina.

ODVO Arquitetura e Urbanismo

Em tese, todos os pergolados são charmosos. Mas, para que o resultado de sua arquitetura em meio à paisagem seja positivo, é importante que o projetista faça um estudo prévio bem detalhado.

Existem tipos diferentes de jardim – clássico, oriental, colonial e moderno. Em cada um, a proposta de decoração deverá ser diferente. E, assim, do mesmo modo, a aparência e funcionalidade do pergolado.

Margareth Salles e Gisele Taranto

Como harmonizar um pergolado à decoração do jardim?

O arquiteto paisagista pode prever um pergolado em qualquer ponto de um jardim, tudo vai depender do tamanho de área livre que se tem para a construção.

O pergolado pode ficar isolado no mesmo do pátio, com quatro pilares de apoio. Ou parafusada na edificação, sendo uma extensão de áreas como dormitórios e salas de estar.

Revista Viva Decora e Gisele Taranto

O pergolado do jardim de uma casa pode ter apenas uma água ou mais de uma – não confundir com ‘coreto’. Pode ser coberto com um toldo ou um voil – algo super charmoso.

E ainda ser acompanhado de vasos de plantas e jogo de móveis para jardim – nesta lista entram mesas, cadeiras, poltronas e mais. Lembrando que pequenos pontos de luz podem destacar pontos estratégicos da estrutura, deixando o cenário, como um todo, mais teatral.

Raquel del Valle

Agora, inspire-se nestas belas imagens e crie de um desenho de pergolado bem bonito para enriquecer a decoração de seu jardim!

Estas dicas de decoração de jardim com pergolado foram criadas pela equipe Viva Decora.