Inspirações para decorar o quarto no estilo vintage

Por Mariana Castro em 02/07/2018

Um estilo romântico e cheio de detalhes, a decoração vintage volta com tudo para relembrar uma época cheia de classe. São móveis em estilos que vão dos anos 20 aos 60, período em que as peças eram feitas para durar e faziam parte da família por muitos anos.

+ Dicas para garimpar objetos antigos de decoração

+ Quais as vantagens do piso de madeira?

O segredo da decoração vintage é o charme e a elegância dessas mobílias de época, aliados a detalhes como almofadas, laços e papéis de parede florais ou listrados, além de certos tons de cores mais amenos e agradáveis. Se você adora esse estilo e gostaria de usá-lo no quarto, o blog Viva Decora reuniu algumas inspirações para ajudá-lo. Confira:

Papel de parede floral

Móveis de cores claras beneficiam muito a decoração vintage, criando um jogo de sombras em seus entalhes. Mas para destacar o estilo vintage do quarto, um papel de parede floral faz toda a diferença. A idéia é que ele seja discreto e suave, podendo até combinar com outros elementos do quarto, como o estofado da poltrona.

Foto: Tani Bittencourt

Móveis de ferro esmaltado

Outra característica do estilo vintage eram os móveis de ferro esmaltado, como a cama deste quarto. Nessa proposta de decoração, a cadeira e a banqueta remetem a outra época vintage, o final dos anos 60, quando traços mais modernos e ousados já começavam a ser incorporados ao mobiliário.

Foto: Isabel Bethonico

Paredes com revestimento de madeira

Muitas vezes pintadas de branco ou apenas envernizadas, paredes com revestimento de madeira são um detalhe que marcou uma época. Elas dão um ar mais aconchegante e, ao mesmo tempo, sofisticado aos ambientes. Neste quarto, a a cadeira também remete a essa época, se tornando fundamental para a composição do ambiente.

Foto: Migs Arquitetura

Móveis brancos

Os móveis vintage brancos dão um ar extremamente elegante ao quarto. Eles destacam as formas bem torneadas desse tipo de mobília, ao mesmo tempo em que não chamam atenção demais. Para criar um contraste, use peças de decoração mais modernas, como a luminária desse ambiente, além de cores mais inusitadas na pintura das paredes.

Foto: MODI Arquitetura e Interiores

Guarda-roupa vintage

O armário, se escolhido de forma correta, pode ser o grande destaque de um quarto. Embutido e especialmente projetado para lembrar o estilo vintage, este é um ótimo exemplo de como o elemento pode mudar a cara do ambiente. Ele é complementado pelo lustre, as malas de época em um nicho no teto, além dos espelhos e fotografias antigas.

Foto: Ednei Aquino

Quarto de bebê

Este quarto de bebê é praticamente uma aula sobre o estilo vintage, e é a inspiração perfeita caso você queira decorar o cantinho do seu filho assim. Ele conta como papel de parede em tom claro e listras verticais, painel de madeira ocupando meia parede, lustre de cristal de época, além de mobiliário com detalhes torneados, palha trançada e pintados de branco. Para finalizar os elementos vintage, uma poltrona ampla de braços altos e capitonê.

Foto: Nicole do Vale

Por Viva Decora