Ikea faz replica de casa síria para chamar atenção para o problema

Por Patricia Machado em 10/11/2016

A Ikea é uma empresa internacional de origem sueca que se especializou na venda de móveis domésticos de baixo custo. Por causa disso, a maioria dos clientes que frequentam as lojas da companhia estão em busca de novos acessórios e itens de decoração para embelezar a casa ou o escritório.

+ Conheça as regras para reformar imóveis

+ Casa ou apartamento? As vantagens e desvantagens

Para mostrar aos seus consumidores que muitas pessoas não podem morar em locais confortáveis e bonitos, eles lançaram um projeto para ilustrar como vivem as pessoas que moram na Síria e tentam sobreviver à guerra civil.

O projeto batizado de 25m² of Syria contou com a ajuda da síria Rana. Ela mora em um terreno de 25m² e precisa dividi-lo com outras nove pessoas. Para retratar como Rana vive com sua família, uma loja da Ikea em Slependen, na Noruega, reproduziu sua casa como se ela fosse mais um dos estandes de visitação do espaço.

Além disso, ao invés de ter as tradicionais etiquetas nas peças do mostruário para indicar o preço, o projeto usou as etiquetas para informar como vivem as pessoas na Síria e como seria possível ajudar essa população.

“Nós tivemos que mudar de cidade para garantir a nossa segurança. Nós não tivemos dinheiro para conseguir alugar algo melhor. Nós não temos dinheiro para comprar colchão e cobertor ou mesmo brinquedos para as crianças”, contou Rana ao time de colaboradores do projeto.

Veja o resultado:

ikea e casa na siria - imagem 1 - reproducao

ikea e casa na siria - imagem 2 - reproducao

ikea e casa na siria - imagem 3 - reproducao

ikea e casa na siria - imagem 4 - reproducao

ikea e casa na siria - imagem 5 - reproducao

ikea e casa na siria - imagem 6 - reproducao

Assista ao vídeo que conta mais detalhes do projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=ZBZBJDcO7kE

Fotos: Reprodução