Guarda-roupa com portas de correr e otimização de espaços

Por Thais Lopes em 10/03/2020

É muito mais agradável viver em ambientes amplos. Mas espaço sobrando é um luxo que poucos possuem dentro de casa. Por isso é que designers e arquitetos têm se dedicado tanto em pesquisar formas de aumentar virtualmente a áreas dos ambientes em que as pessoas habitam. 

E, especialmente para as decorações de quarto, eles têm sugerido bastante a utilização de guarda-roupa com porta de correr. 

guarda-roupa

INÁ Arquitetura

Quando usar guarda-roupa com porta de correr?

Guarda-roupas com porta de correr estão sendo muito utilizados em projetos de decoração. Sobretudo, eles fazem muita diferença em projetos de quarto infantil, de solteiro, de casal, e até de hóspedes – podendo também aparecer em circulações, dispensas, home offices e outros espaços. 

E o motivo de seu uso é quase sempre o mesmo, otimização de espaço.

guarda-roupa

Zark Studio Lab – Serviços Ltd Zark

Guarda-roupas com portas de correr possuem – como diz o nome – portas com fechamento de correr. Diferente dos modelos com portas de bater, estes economizam bastante área de planta. 

A pessoa pode ficar mais próxima do móvel para escolher os seus looks. Isso liberaria mais a circulação – que pode ser reduzida à menor dimensão possível indicada para o cômodo.

guarda-roupa

Cristina Reinert

Outras vantagens dos guarda-roupas com porta de correr

Geralmente, quase todos os modelos de guarda-roupas com portas de correr possuem folhas que correm por meio de roldanas sobre rodízios metálicos. Sua abertura é bastante suave. 

Em muitos casos – dependendo do seu material de fabricação – nem mesmo há a necessidade de puxadores, bastando apenas empurrar com a mão. Isto facilita demais a vida principalmente de usuários com alguma dificuldade motora.

Além da otimização da área do quarto, tem outra economia de espaço que raramente é lembrada, a de dentro do guarda-roupa. Porque as portas são de correr, não há a necessidade de se deixar espaço para dobradiças. 

Isto permite que sejam previstas prateleiras e gavetas com mais profundidade. E, assim sendo, as peças de roupas guardadas no local ficarão sempre mais bem acomodadas e menos amassadas.

guarda-roupa

Juliana Muchon

Características dos novos modelos de guarda-roupa com porta de correr

A maioria dos guarda-roupas com porta de correr utilizados em decorações contemporâneas para quartos é feita em MDF ou MDF – derivados da madeira. São móveis com estruturas mais finas, porém resistentes. 

Alguns possuem base elevada – como um rodapé – que afasta o fundo do móvel de qualquer umidade. Outros já aproveitam as estruturas da própria arquitetura local, com portas do teto ao chão.

guarda-roupa

Amis Arquitetura & Design

Já que as portas desses guarda-roupas são mais leves e não correm qualquer risco de bater, cogita-se a utilização de placas de espelho na parte externa. O mesmo sistema também pode ser adaptado para folhas em vidro translúcido. 

Contudo, são os modelos com portas de chapas de madeira com revestimento laminado em diversas cores e estampas que mais agradam os compradores.

guarda-roupa

Érica Salguero

guarda-roupa

Marel – Grupo Factory

Decorações de quarto de criança ficam lindas com roupeiros com caixa branca e portas coloridas. Para eles, não se indica a utilização de guarda-roupas com folhas espelhadas – porque os reflexos poderiam os assustar. 

No lugar disto, portas com pequenos recortes – em vários tamanhos – ou mesmo estampadas com figuras do universo infantil, como personagens de desenhos animados.

Para dormitórios de solteiro é recomendado utilizar guarda-roupas com duas portas de correr. Já para quartos divididos entre irmãos ou mesmo um quarto de casal, o melhor seria a utilização de guarda-roupas com três portas ou mais. 

Mas isto não é regra.  É preciso conhecer os diferentes modelos vendidos nas lojas, avaliar suas medidas e subdivisões para saber se atendem bem às devidas necessidades.

Um guarda-roupa para quarto de criança precisa ter, na proporção, mais nichos e gavetas, pois suas peças de roupas são pequenas.  

Já um guarda-roupa para casal precisa ter mais cabideiros. No lado feminino ainda seria interessante ter um cabideiro em duas alturas -sendo uma para vestidos longos, por exemplo. O mesmo espaço, mas do lado masculino, pode apresentar um cabideiro mais um calceiro.

guarda-roupa

Aquiles Nicolas Kílaris

Deu para ver que um guarda-roupa com porta de correr apresenta diversas vantagens, além de ser muito bonito. Por isso, que tal experimentar essa mudança em seu quarto?

Estas dicas de como usar guarda-roupa com porta de correr na quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.