Guarda-roupa embutido: saiba quais as vantagens deste móvel

Por Thais Lopes em 13/07/2020

Mais espaço. É isto que as pessoas sempre dizem que querem aos arquitetos e designers, que desejam ter mais espaço dentro de casa. Para quê? 

Para guardar mais objetos, para colocar mais móveis em planta e para garantir uma circulação mais fluida entre os ambientes. É por isto que estes profissionais sugerem coisas como utilizar guarda-roupa embutido em decoração de quarto. É um forma de otimizar as áreas decoradas.

guarda-roupa

Carla Cuono Arquitetura e Interiores

Como funciona o sistema de guarda-roupa embutido

Podemos encontrar muitos modelos de guarda-roupa prontos à venda nas lojas. Embora a maioria seja muito bonita – e até bastante resistente -, eles podem não se encaixar bem com a área de um determinado quarto. 

Talvez seja preciso encontrar alternativas que tornem este cômodo da casa mais confortável, dando a sensação de que ele é mais amplo. Daí, neste caso, entra ideia de se encomendar um armário planejado.

guarda-roupa no quarto branco com luz quente

Patrícia Hagobian

É possível solicitar às empresas fabricantes de móveis um guarda-roupa sob medida. Este pode aproveitar ao máximo uma área livre de planta, fora a verticalidade do cômodo. 

Também pode ter mais ou menos profundidade; portas de bater ou de correr; base que distancie a peça da umidade do piso; roda forro e mais outros detalhes especiais. 

O projetista poderia sugerir ao seu cliente utilizar a própria estrutura da casa como caixa para o novo guarda-roupa. Ou seja, toda a estrutura deste móvel seria desenvolvida entre paredes – que podem já existir ou mesmo serem construídas. Tudo vai depender de uma estratégia de projeto, visando um melhor aproveitamento do espaço do quarto.

guarda-roupa

Luiz Humberto de Albuquerque e Condecorar Arquitetura e Interiores

Como embutir um guarda-roupa no quarto

Planta de quarto padrão aqui no Brasil costuma seguir uma forma retangular. Contudo, por consequência de vários estudos, incluindo o de melhor aproveitamento de área de terreno, as plantas de casas e apartamentos no país também podem apresentar quebras. 

Sendo assim, o quarto do seu imóvel pode apresentar outro formato, como de ‘L’, por exemplo. Para que a menor parte dele seja bem aproveitada, esta pode ser preenchida por um móvel.

guarda-roupa embutido em L

Degradê Decoração

Guarda-roupas embutidos seriam, portanto, boas soluções para preencher grandes nichos de plantas de quartos. 

Armários assim, neste mesmo sistema, podem ser instalados também em corredores largos, closets, debaixo de escadas e em outras partes da casa. Os mesmos podem ser montados entre paredes de alvenaria, concreto, madeira ou gesso acartonado.

guarda-roupa

Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli

Agora, já a parte interna e o fechamento destes modelos de guarda-roupa é o mais simples. Não há necessidade de laterais ou mesmo de fundo. As prateleiras podem ser fixadas por meio de braçadeiras nas paredes da casa e ou em subdivisões criadas do mesmo material na parte interna. 

Já no chão e no teto, pode ser instalado, por exemplo, um trilho metálico, por onde correrão as folhas das portas. É economia de dinheiro e de espaço.

guarda-roupa embutido

ACF Arquitetura

Como um guarda-roupa embutido melhorar a decoração do quarto?

As regras para harmonizar um guarda-roupa comum e um guarda-roupa embutido em decoração de quarto são as mesmas. 

O guarda-roupa embutido na menor parte da quebra da planta já deve deixar o cômodo visualmente mais harmonioso, pois seu desenho passará a ser, assim, quadrado ou retangular. Também, deste modo, será mais fácil saber como dispor os demais móveis na decoração.

Armários na cor branca são quase sempre uma boa ideia. Mas, neste caso, se as paredes ao redor forem igualmente brancas, podem haver opções melhores – pois isto tende a deixar o cenário monótono demais.

É preciso estudar o caso com bastante atenção. Talvez seja melhor destacar a existência deste roupeiro no ambiente com algum detalhe – o que pode ser feito somente pelos puxadores ou frisos na madeira; ou cobrir a portas com outra cor e estampa.

guarda-roupa

Renata Basques

guarda-roupa

ACF Arquitetura

Já que a estrutura externa deste armário será mais reforçada, pode-se abusar da ideia de criar portas maiores e com revestimento de espelho. 

Lembrando ainda que é fundamental tentar aproveitar, ao máximo, a verticalidade deste nicho, colocando prateleiras até a medida mais alta que for possível. 

Pensando em adotar um guarda-roupa embutido em seu quarto? Inspire-se nas ideias apresentadas e comece seu projeto o quanto antes!

guarda-roupa

Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Essas dicas de design de guarda roupa embutido foram criadas pela equipe Viva Decora.