Estante suspensa: solução para a decoração da sua cozinha

Por Thais Lopes em 12/08/2020

Para otimizar espaços residenciais, os decoradores têm apresentado as soluções mais criativas e mirabolantes. Uma delas é a do uso de prateleiras ou estantes suspensas. 

Estas peças podem realmente mudar o visual de cantinhos de vários ambientes da casa, como de cozinha, quarto, sala e mais – sobretudo quando o quesito é organização. Saiba mais sobre o design, fabricação e utilização disso em interiores.

estante de cozinha planejada

Priscila Fernandes Arquitetura

Por que investir em estante suspensa?

Se, numa proposta de interiores, a ideia é liberar espaço de piso e aproveitar, ao máximo, a verticalidade de um ambiente, uma estante suspensa pode ajudar. 

Obviamente, algo assim deve ser instalada mais ao alto da parede ou mesmo no teto. O efeito visual deverá ser incrível e totalmente difere daqueles modelos de decoração tradicional, muito mais despojado.

estantes e plateleiras suspensas por cabos

Revista Viva Decora

Composições com estantes suspensas costuma deixar as decorações de casas mais fluidas. Inevitavelmente, este elemento acaba virando um bonito ponto de atenção, mas sem sobrecarregar os cenários. Claro que este toque arrojado precisa ser muito bem planejado para que se torne resistente, sem representar um risco à segurança dos moradores. Sendo assim, deve-se planejar seriamente a estrutura do modelo.

estante suspensa em madeira

Revista Viva Decora

Alguns modelos de estantes suspensas 

As estruturas das estantes suspensas costumam ser bastante simples e não há o fechamento com portas; qualquer pessoa pode ser capaz de fazer uma em casa. 

Basicamente seria preciso chapas de madeira, vidro ou metal para criar as prateleiras, mais algum tipo de suporte para sustentá-las. O mesmo pode ser feito com mãos-francesas metálicas, hastes metálicas ou cordas.

estante suspensa em madeira com potes de vido contendo temperos e ingredientes

Revista Viva Decora

estante suspensa

Revista Viva Decora

Depois de definir o local onde esta estrutura será instalada e o que será colocado sobre ela, é vez de definir o material que será utilizado para montá-la. 

Tudo vai depender da proposta estética estabelecida para o cômodo. Já existem lindos modelos prontos de estantes suspensas à venda nas lojas, mas é possível também adquirir as partes separadas e montar um modelo exclusivo, em design único.

As estantes suspensas em formato de prateleiras retangulares é o mais tradicional. Entretanto, também se pode montar uma estante suspensa com prateleiras circulares, por exemplo – algo que combina muito com a ideia de jardim vertical suspenso. 

Quanto mais unidades de prateleiras, mais diferente será o impacto desta peça no conjunto decorado, causando dinamismo. O mix de materiais é que será sempre o maior charme.

estante suspensa

Cosentino

Como utilizar estante suspensa em decoração de cozinha?

Áreas gourmet, como cozinha, é o tipo de local em que se pode usar e abusar da solução de estante suspensa. 

Neste caso, tal estratégia de decoração liberaria espaço de bancada, multiplicando área para eletrodomésticos e mais coisas necessárias ao cozinheiro. Estas prateleiras devem criam várias situações de nichos, com diferentes utilizações – de acordo com a proposta e combinando com o estilo dos móveis ao redor.

estante suspensa

Revista Viva Decora

estante suspensa

Luiz Sentinger

Para estas áreas de preparo de refeições, o ideal seria a utilização de prateleiras de madeira envernizada ou, melhor, em vidro ou alumínio, fáceis de limpar. Se a estante for ser usada como suporte para panelas, sua estrutura deve ser muito bem reforçada. 

Outra ideia de uso destas prateleiras é como suporte para ornamentos, vasos de flores, vasos de temperos e ervas, livros de culinária, itens de coleção e mais.

Se quiser dar um visual diferente à decoração da cozinha americana ou cozinha integrada à sala de jantar da sua casa, pode colocar uma estante suspensa sobre a área do balcão ilha. 

Também é uma alternativa colocar uma estante suspensa em outra parede, de modo a expor louças ou organizar vasilhames, travessas de bolos e outros artigos. Deixe à vista dos olhos seus utensílios mais coloridos e crie uma decoração bem alegre e divertida.

estante suspensa

Revista Viva Decora

estante suspensa

Revista Viva Decora

Ideia bônus

Precisamos citar também que é possível utilizar estante suspensa em outros ambientes além da cozinha. Esta solução também pode combinar muito bem com decorações de salas de estar – sobretudo atrás do sofá. E em um cantinho especial do hall, varanda, banheiro e quarto infantil. Seja criativo. Inspire-se nos exemplos apresentados neste texto, mas não limite a sua imaginação. 

Estante suspensa pode ser uma boa ideia para a casa toda. Que tal experimentar?

Essas dicas de decoração de cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.