Home office: o que não pode faltar
Os tempos mudaram. Claro que mudaram, pois a vida está sempre em evolução e nada podemos fazer para conter isto. O que nos resta é tentar buscar alternativas para nos adaptarmos à nova realidade.
Neste novo momento, é importante criarmos um cantinho dentro de caso propício para o desenvolvimento dos nossos estudos e trabalhos. E em seu home office não pode faltar o quê? Uma escrivaninha, claro.
Sim, você vai precisar de uma boa mesa para apoiar os seus cadernos, o seu computador e mais itens. E, além disso, muitos outros móveis e adornos ao redor. Quais seriam eles e o propósito de cada um é o que veremos no texto a seguir. Confira.

Grazi Costantino
#1 Escrivaninha
Vamos voltar à questão da sua mesa de estudo e de trabalho em casa. Claro que é possível improvisar um home office em muitos cantinhos do imóvel. Pode ser na mesa de refeições da sala de jantar, numa mesinha da varanda ou cozinha, e mais.
Contudo, com o tempo, você pode se sentir incomodado. E sabe por quê? Porque este móvel e este espaço não foram projetados para tal fim, o que impede que você fique bem, corpo e mente.
Então, melhor do que tentar poupar, improvisando com o home office, é realmente reservar um espaço adequado e adquirir peças próprias para um escritório. A começar pela mesa. Esta peça é de extrema importância.
As suas dimensões, cores e texturas vão guiar a escolha de muitos outros elementos utilitários ou mesmo ornamentais para o canto de estudo e trabalho.

Susana Requião
Busque uma mesa com as dimensões certas. Ou seja, com a altura compatível para uma cadeira de escritório e com uma profundidade que dê para você pôr a sua frente, por exemplo, um notebook e um teclado.
Seria como, então? Bem, como uma escrivaninha com altura de 75 cm; largura com, no mínimo, 80 cm; e profundidade com não menos que 45 cm.

A.M Studio Arquitetura e Rodrigo Fonseca

Revista Viva Decora e Pietro Terlizzi
#2 Cadeira de escritório
Agora vamos falar da cadeira que você terá frente a sua escrivaninha. Pois bem, pense assim, se neste momento você fará regime home office, é óbvio que passará a maior parte do seu dia sentado neste assento.
Então, imagine que problema seria se este móvel fosse desconfortável para você. O certo é ter uma cadeira bem ergonômica, ou seja, que se adapte perfeitamente a sua coluna.

Luciane Cândido e Piloni Arquitetura
Existem vários modelos de cadeiras à venda no mercado. Mas precisamos ressaltar que nem toda boa cadeira vai se adaptar ao seu corpo ou a altura da sua mesa. O ideal seria que você pudesse experimentar as peças pessoalmente nas lojas.
Só que se não for possível, se for comprar ead, pelo menos estude o desenho e as dimensões deste móvel. E, é claro: não deixe de avaliar outras características.
Reflita sobre o material de fabricação desta cadeira – seu revestimento e espuma precisam ser bem resistentes. Também o que seria melhor para o seu gosto, que o móvel tenha ou não braço e ainda que tenha ou não sistema giratório.
Por fim, quais as possibilidades de regulagem de inclinação do encosto e de altura do assento.

Livia Dalmaso e Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores
#3 Gaveteiros
Agora, se você vai trabalhar em casa é possível que vá guardar, próximo da sua mesa, vários documentos e materiais de escritório. É como se você estivesse em uma empresa de verdade.
Por isto, seria interessante ter abaixo ou ao lado da sua escrivaninha um gaveteiro – que, inclusive, pode ou não fazer parte da estrutura deste móvel. Uma peça com rodinhas facilitaria demais a limpeza no local.

Káthia Pimmenta
#4 Estantes vazadas ou nichos e prateleiras
Se você também vai estudar no local, obviamente vai acumular certa quantidade de livros, apostilas e mais. E estes itens precisam estar sempre ao alcance das mão.
Portanto, tenha perto da sua mesa, no home office, uma estante ou mesmo nichos e prateleiras. Estas peças podem até mesmo ajudar a preencher a área de parede livre sobre a sua mesa. E elas ainda podem ser coloridas, dando um toque alegre na decoração ambiente.

Revista Viva Decora e Start Arquitetura

Concept Engenharia + Design: Amanda Pagliarini Macedo e Decoradoria Decoração Online
#5 Ornamentos
Precisamos ainda falar da personalização do seu home office. Não quer dizer que você, rigorosamente, precisará destes elementos para realizar os seus estudos e trabalhos. Mas, com certeza, eles lhe darão mais estímulo e inspiração para realizar estas atividades.
Sendo assim, preveja alguns ornamentos para o seu cantinho de escritório em casa. Por exemplo, fontes e móbiles, que podem tornar o ambiente mais dinâmico.
Plantas e cristais, capazes de melhorar a energia local. Quadros com paisagens ou desenhos coloridos, instigando a sua criatividade. E livros da sua área profissional, além de diplomas e protótipos, que lhe ajudariam a lembrar das suas conquistas e dos seus objetivos.
Pronto, reúna esses elemento e crie o home office ideal para você!

Studio Clariça Lima
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.