Como escolher o modelo perfeito de sofá para a sala de estar?

Por Thais Lopes em 21/02/2019

É gostoso chegar ao lar e poder sentar junto da família para descansar e conversar. Ou então ter um momento de descontração recebendo os amigos para uma sessão cinema em casa.

Para isso, existem ambientes que são preparados para serem mais alegres, convidativos e confortáveis. Um deles é a sala de estar, o cômodo mais social da casa em que a decoração nunca estará completa sem um bom sofá!

dicas sofa sala

Quitete & Faria

Como escolher o modelo certo de sofá para a sala de estar?

Existem muitos modelos diferentes de sofás a venda nas lojas. As fábricas têm acompanhado as mudanças de mercado e o surgimento de novas tendências para trazer opções diferentes ao longo do ano.

Portanto, atualmente, o decorador tem oportunidade de criar propostas bem mais atraentes, bonitas, práticas e funcionais. Independente das dimensões ou formato dos ambientes, sempre terá uma peça que lhe cairá bem.

Desafio mesmo é escolher um modelo de sofá para a sala de estar! Você saberia dizer o que seria correto para a sua casa? Este é o tipo de pergunta que um bom decorador de interiores pode responder. Mas existem algumas regrinhas básicas que, se seguidas à risca, vão lhe ajudar a tomar uma decisão. Confira a seguir!

Sofa sala

Cristina Reinert

Regras gerais para escolha do sofá

  • Primeiro, avalie as dimensões da sua sala de estar – não dá para colocar um sofá de 3 ou 4 lugares num ambiente onde só cabe um de 2 lugares.
  • Programe-se para medir e somar os itens que você já possui, depois, veja quanto de área livre sobra para o jogo de estofados.
  • Avalie também as dimensões dos móveis que existem nas lojas – pode ser que um modelo não caiba na sua sala, mas o de outra marca, sim.
  • Veja quais os tecidos estão disponíveis para estas peças a venda – se você mora numa região de clima quente deve optar por um sofá que não esquente muito ao contato com a pele.
  • Pense quais são as suas necessidades – você pode ter dores constantes nas costas e precisar de um sofá que se ajuste melhor à coluna. É possível que na sua casa haja crianças ou animais e, por isso, seja necessário um móvel com mais resistência e impermeabilização.
  • Pense quais são as suas preferências – você pode ser o tipo de pessoa que goste de ver televisão com as pernas esticadas ou que receba muitos amigos e, então, precise de mais assentos e apoios para os pés.
  • E, finalmente, escolha um estilo que combina melhor com a decoração da sua casa.
Sofá sala

Aquiles Nicolas Kilaris

“O uso de couros naturais ou sintéticos facilita a manutenção, sobretudo em casas com crianças e animais domésticos. Como são impermeáveis, garantem limpeza fácil e ainda é uma ótima opção para pessoas alérgicas.”

– arquiteta do escritório Ira Oliveira, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

sofa sala

Espaço do Traço Arquitetura

Quais modelos de sofá existem a venda no mercado?

– Quanto ao formato

Existe mesmo uma variedade enorme de sofás a venda no mercado. É a resposta para todas estas questões anteriores que vai definir qual o modelo certo para você!

Mas é importante, antes de tudo, conhecer o que tem nas lojas para entender melhor as possibilidades. Por exemplo, o tipo de sofá tradicional que todo mundo conhece é aquele de linhas retas, pés elevados, braços, encosto alto e 2 a 3 módulos fixos de assentos.

Marcelo Rosset Arquitetura

A1 Arquitetura

Agora, existem muitos outros modelos de sofás além destes. Existem os multifuncionais, que se transformam em cama. Os com partes móveis que reclinam ou esticam – chamados de retráteis.

Os que aumentam de tamanho – é o caso dos com chaise. Os de canto, que formam um desenho em “L”. Os compostos de almofadões soltos. Os redondos. E os que fazem conjunto com poltronas e pufes.

Braccini + Lima Arquitetura e Anna Maria Parisi

Katia Llaneli

– Quanto ao estilo

Como dito antes, nem todos os sofás são iguais ao modelo tradicional. No passado, o que se tinha disponível eram os móveis em estrado de madeira com almofadões soltos por cima – mais rústico.

Depois, surgiram alguns modelos de design mais diferenciado, com pés palitos, encosto baixo, linhas curvas, detalhes entalhados, costura marcada, botões e mais.

Casaccor Franca 17

– Quanto à cor, tecido e densidade

Atualmente, há uma preferência maior dos consumidores por sofás de cores neutras – cinza, marrom, bege, preto e branco.

Mas, as tendências de decoração atuais têm incorporados nas propostas também peças de cores mais fortes. Itens assim, principalmente estampados, devem ser usados com cautela, pois podem comprometer a harmonia do ambiente.

Marília Veiga

Existem muitos tecidos bons para se encapar sofás. Levando em consideração o que foi dito antes, você pode optar por comprar um móvel em courino, sarja, poliéster, chenille, suede ou vinil.

É preciso conversar com os vendedores para saber das especificações dos fabricantes. Eles poderão esclarecer melhor também sobre a questão da densidade – que, para salas de estar, o padrão indicado é 28 g/cm³ a 33 g/cm³.

Agora que sabe tudo sobre sofás, não perca mais tempo e escolha já o seu!

Estas dicas de decoração com sofás foram criadas pela equipe Viva Decora.