Dicas simples para economizar energia elétrica em casa

Por Patricia Machado em 16/08/2017

O valor da conta de luz tem sido uma preocupação constante na vida dos brasileiros. Isso porque a cobrança de tarifas por bandeira muda a todo momento e não há um meio de prever a quantidade de gasto mensal.

+ Dicas para remover o mofo e bolor das paredes

+ Dicas para utilizar e colocar o papel de parede

Como a cobrança de taxas adicionais na fatura está relacionada diretamente ao consumo de energia, o blog Viva Decora preparou um guia com dicas simples para economizar energia. A mudança de alguns hábitos e algumas alterações na decoração da casa são capazes de reduzir o valor da conta de energia elétrica. Confira:

Pinte as paredes com cores claras

Se você está programando uma reforma ou quer entrar de cabeça na economia de energia, pintar as paredes com cores claras é uma boa maneira de economizar energia elétrica. As cores claras ajudam a distribuir a luminosidade que entra pelas janelas pelo ambiente. Outra dica é deixar as cortinas e portas abertas durante o dia para evitar acender as luzes de forma desnecessária.

Troque as lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes e de LED são as mais econômicas e têm alta capacidade de iluminação. Se você ainda usa alguma lâmpada incandescente, procure fazer a troca o mais rápido possível. Isso pode fazer uma diferença significativa na fatura.

Fique atento, no entanto, que grande parte do consumo das lâmpadas fluorescentes está no ato de acender. Por isso, apagar e acender as lâmpadas com frequência pode acarretar em maior consumo de energia.

Tome cuidado com a geladeira

A geladeira pode consumir mais energia se certos cuidados não forem tomados. A borracha da porta deve estar sempre firme, oferecendo um pouco de resistência ao puxar a porta. Caso ela abra com muita facilidade, pode ser um sinal de que é hora de trocar a borracha.

Procure abrir a geladeira o mínimo possível. Após servir as refeições, por exemplo, junte tudo que será guardado na geladeira e abra a porta apenas uma vez. Com a porta aberta por menos tempo e com menos frequência, o ar frio escapa em menor quantidade e o motor não precisa trabalhar mais para resfriar o equipamento.

Mude os móveis de lugar

Mover as poltronas e escrivaninhas do escritório ou do local de estudos e leitura para perto da janela é uma boa forma de aproveitar a luz do dia. Assim, a luz elétrica ficará desligada por mais tempo, economizando energia.

Otimize o uso dos equipamentos

Juntar uma boa quantidade de roupas para lavar de uma vez é uma forma de aproveitar melhor a máquina de lavar e economizar energia elétrica. O mesmo vale para a hora de passar as roupas. A dica é juntar diversas peças e ligar o ferro apenas uma vez. As peças que amassam pouco podem ser colocadas diretamente no guarda-roupa.

Também é importante evitar dormir com a televisão ligada. Caso esteja com sono, programe o equipamento para desligar através do temporizador. No chuveiro, o ideal é tomar banhos de, no máximo, dez minutos. Outra forma eficaz de economizar energia é deixar a chave de temperatura na posição verão. Essa atitude pode economizar até 30% do consumo de energia.

Por Ana Spadin, colaboradora do blog Viva Decora / Fotos: Getty Images e Viva Decora