Dicas para usar orquídeas na decoração da casa

Por Mariana Castro em 01/03/2018

Uma das flores mais belas e valorizadas, as orquídeas existem em uma enorme variedade de cores, formas e espécies, sendo nativas de todos os continentes. Elas precisam de cuidados especiais pois não gostam de muita luz ou água e não devem ser plantadas diretamente na terra, mas em substratos, como fibra de coco e semelhantes. Apesar disso, a beleza das orquídeas está justamente no fato de renascerem a cada ano, com flores que decoram qualquer ambiente.

+ Oito ideias para cultivar um jardim em casa

+ Dicas para cuidar de orquídeas

Devido a sua inigualável beleza, as orquídeas na decoração podem dar a qualquer lugar um ar de sofisticação, mas com muita delicadeza. Por isso, o Viva Decora reuniu algumas dicas para enfeitar sua casa com essas flores e estar sempre pronto para receber uma visita especial. Confira:

Apenas um detalhe

Por conta de sua grande variedade, as orquídeas podem ser encontradas em diferentes tamanhos. Algumas são mais robustas, enquanto outras são menores e mais delicadas. Você pode optar pela segunda opção na cor branca que, ao ser colocada em um vaso neutro, serve apenas como um detalhe para a decoração. Se posicionado estrategicamente, esse detalhe fará toda diferença, dando sofisticação sem destoar do ambiente.

Créditos: Karen Pisacane

No lavabo

Com uma atmosfera levemente úmida e pouca incidência de luz, lavabos são ideais para a sobrevivência de orquídeas. Além disso, as flores ficam muito bonitas nesses espaços, servindo como uma decoração ideal para eles.

Créditos: Studio Deux

Par de orquídeas

Um ótimo lugar para orquídeas é na mesa de centro da sala de estar. Investir em um par de vasos recheados de cascas de árvores dá vida e cor ao ambiente, mas exige um cuidado extra. A floração da orquídea durará por um período de tempo mais curto, devendo ser transplantada, após perder as flores, para um vaso de barro com substrato adequado.

Créditos: Liliana Zenaro

Contando uma história

A raquete vintage ao lado da taça de prata conta a história de alguém que venceu um torneio de tênis. A orquídea dentro do troféu enriquece ainda mais esta história. Vale de inspiração para ousar em vasos diferentes, que realcem ainda mais as flores no ambiente. Mas atenção: a planta precisa estar devidamente plantada em um outro vaso por dentro, garantindo que ele contenha furo para a drenagem da água.

Créditos: Marlon Gama

Por Viva Decora