Cantinho do café: como montar um espaço especial para esta paixão brasileira

Por Thais Lopes em 16/11/2020

O brasileiro definitivamente adora café. Este grão faz parte da nossa história – passada, presente e, com certeza, futura. Ele é apreciado por jovens, adultos e idosos. E nos remete à uma ideia de aconchego, de estabilidade e de seriedade. 

Por isso, tomar café é uma atividade prazerosa, que pode estar muito bem representada por um cantinho especial na decoração de casa – com direito à poltronas, mesinhas e mais. Continue lendo para saber.

café em casa

Revista Viva Decora

Por que um cantinho do café em casa?

Tem gente que simplesmente não consegue começar o dia sem uma quente xícara de café preto. Mas, na verdade, o café é uma bebida com outras variações gostosas e que merecem serem bem apreciadas – com calma e suavidade à cada gole. 

Este momento pode ser ainda mais especial se estivermos acompanhados dos que amamos – amigos e familiares. Por isso tudo, é lógico dizer como seria bom ter um cantinho do café em casa.

café em casa

Revista Viva Decora

Onde montar um cantinho do café?

Bem, quem se classifica no primeiro perfil de pessoa que descrevemos – o “apressadinho do café” -,vai preferir um modelo mais simples de cantinho do café. Seria um cantinho pequeno e simples mesmo, só para dizer “eu amo café no meu dia-a-dia”. 

E algo assim poderia ser montado numa área livre da cozinha, sala ou escritório. A ideia é preparar aquele “café rápido”, sem compromisso de parar com outras atividades que esteja fazendo.

café em casa

Revista Viva Decora

Café em casa

Revista Viva Decora

Agora, o perfil dois é sobre o verdadeiro a apreciador de café. Ele vai querer um cantinho do café for mais completo com itens voltados ao tema. 

Pode ser todo um ambiente decorado pensando na degustação da bebida ou apenas um cantinho especial reservado para isto dentro de outro ambiente – por exemplo, na sala e até no quarto. E imagine que ótimo se este cantinho fosse na varanda, onde podemos tomar uma xícara apreciando a paisagem.

Como montar um cantinho do café em sua casa?

Vamos falar neste último tópico daquilo que realmente interessa, que é saber como montar um bom cantinho do café dentro de casa. Pois bem, comecemos pelo cantinho mais simples possível de se fazer. 

Bastaria apenas reservar cerca de 1,50 m2 de área livre disponível. Então, tudo pode ser montado sobre um aparador ou balcão comum, ou ainda dentro de um nicho aberto, por exemplo.

Nesta situação, o foco da decoração são aqueles aparatos para elaborar um bom café. Tenha, no local, uma cafeteira elétrica e, quem sabe também uma jarra e um coador para passar café manualmente. 

Também uma bonita garrafa térmica; conjunto de xícaras e pires; conjunto de colheres; e alguns recipientes para colocar as cápsulas de café, pó de café e açúcar. Por fim, itens luxuosos, como batedor de leite e preparador de capuccino elétrico.

café em casa

Revista Viva Decora

café em casa

AH.SIM

A decoração deste pequeno recanto da casa, obviamente, deve ser todo voltado ao tema café – incluindo sua cor, cheiro e simbologia. 

Sendo assim, vale a pena ter no local velas com aroma de café; painéis com canecas de diferentes formatos e cores penduradas em suportes; quadrinhos com dizeres especiais; e potinhos com café. Também objetos antigos, que lembram as fases de plantio; e elementos em madeira – remetendo ao cafeeiro.

Já se a ideia é reservar um espaço ainda maior de casa para ser o cantinho do café, as possibilidades de decoração aumentam. 

Neste caso, é possível ter no local um conjunto interior de móveis, visando no que é preciso para uma melhor apreciação da bebida, só que em grupo. Vale ter neste espaço um conjunto de poltronas voltadas para si ou para uma janela com abertura para uma paisagem especial.

café em casa

Marina Carvalho

É bom ter perto destas poltronas algumas mesinhas auxiliares, para o apoio das xícaras e alguns lanchinhos para acompanhar. Todo o conjunto pode ficar agrupado e marcado por um tapete. 

Vasinhos verdes por perto podem tornar o cenário mais acolhedor ao olhar. E também ajuda nesta questão se houver pequenas almofadas estrategicamente posicionadas sobre as poltronas, para dar melhor apoio à coluna.

E aí? Quando vai tomar seu primeiro cafezinho no seu cantinho do café? Convida a gente!

Essas dicas de como montar um cantinho de café foram criadas pela equipe Viva Decora.