Dicas para garimpar objetos antigos de decoração

Por Mariana Castro em 09/01/2017

Está cada vez mais em alta combinar o novo e o antigo na decoração da casa. O estilo vintage dá um charme especial para qualquer ambiente, além de tornar divertido e mais pessoal o processo de decorar um cômodo. Garimpar móveis e objetos em feirinhas e brechós não é uma tarefa difícil – e sai muito mais em conta do que comprar peças novas.

+ 6 maneiras de renovar a decoração da casa gastando pouco

+ Dicas de decoração para apartamento compartilhado

Além disso, utilizar móveis e objetos antigos ainda é uma atitude sustentável. Para ter sucesso na hora de garimpar objetos de decoração, confira algumas dicas:

#1

Evite antiquários ou lojas especializadas em móveis retrô. Nesses locais, os preços são mais altos porque os objetos já passaram por uma restauração.

#2

Não tenha receio de buscar objetos interessantes, onde quer que seja. Feiras de antiguidades e brechós são os melhores lugares para encontrar peças decorativas e baratas. Além disso, qualquer demolidora, ferro-velho ou caçamba por aí pode ter uma peça capaz de tornar a sua casa ainda mais bonita.

Flea market

#3

As peças não precisam estar em perfeito estado para serem garimpadas porque é sempre possível restaurá-las. No entanto, é importante que as peças não estejam danificadas de forma permanente, como quando há cupins em móveis de madeira.

#4

Use a sua criatividade e adapte as peças ao seu gosto. Qualquer objeto pode ser incluído na decoração se você fizer adaptações para que ele combine com o resto do ambiente. Dependendo da peça, você pode usar tintas acrílicas para pintá-la com uma cor mais vibrante, mudar o estofamento ou trocar os puxadores. Tudo é válido para deixar o objeto com características únicas.

Vintage orange armchair, blue cabinet and ornate scarf

Fotos: Getty Images