Dicas para escolher e instalar um ventilador de teto

Por Patricia Machado em 31/05/2017

Os cuidados ao instalar um ventilador de teto são providenciais para garantir o bom funcionamento do mesmo e evitar acidentes. O primeiro passo é observar o material do teto da residência, pois ele pode não suportar o peso do ventilador. Além disso, é possível instalar ventiladores simples ou modelos com lâmpadas acopladas, de modo que a peça fique ainda mais funcional.

Para ajudar quem planeja investir neste objetivo, o Viva Decora reuniu dicas para escolher e instalar ventilador de teto. Confira:

Como escolher o modelo do ventilador de teto?

A potência do ventilador e o número de pás irão determinar a ventilação do ambiente. Por isso, opte sempre por ventilador com no mínimo quatro pás. Caso contrário, a peça será pouco funcional. O ideal é utilizar lâmpadas brancas que aquecem menos e ventiladores com controle remoto.

+ 5 dicas para usar o amarelo na decoração da sua casa

Também é fundamental comprar produto com licença do INMETRO. A recomendação é fugir de produtos sem procedência, pois não há garantia alguma de segurança e isso pode acarretar danos irreparáveis.

Como instalar ventilador de teto

Para instalar o ventilador de teto, você vai precisar de chave, furadeira, alicate, um aparelho de teste, fita adesiva ou conectores e, em alguns casos, passa fio. O primeiro passo é montar o ventilador de teto. Certifique-se de que as pás estão bem encaixadas e parafusadas. Se uma das pás se desprender, pode haver um acidente doméstico.

ventilador de teto - imagem 2 - viva decora

Desligue todos os disjuntores e o relógio de energia. Essa medida vai garantir sua segurança. Verifique a tensão da rede e identifique três fios: neutro, fase e terra. As pás do ventilador de teto devem ser instaladas a uma altura superior a 2,3 metros e distância de 0,5 metros da parede e demais elementos.

Ligações para instalar o ventilador de teto

Conecte o fio fase do ventilador e o fio do motor ao fio fase da rede de energia. O fio de retorno da lâmpada deve ser conectado ao fio de retorno da rede.  Já o fio do exaustor e o de ventilação do motor devem ser conectados ao capacitor. Utilize uma fita isolante para arrematar os fios.

ligações ventilador - viva decora

Troque o interruptor pela chave de controle e conecte o fio da chave ao fio de retorno da lâmpada. Os dois fios da chave deverão ser conectados aos fios do motor do ventilador. Interligue também o fio de alimentação à rede elétrica, sempre isolando os fios com fita. Depois, é só encaixar o aparelho e fazer a manutenção anualmente.

Lembre-se de sempre as instruções do fabricante e que a mão de obra profissional é essencial para garantir segurança e bom funcionamento da peça.

ventilador de teto - imagem 3 - viva decora

Por: Bianca Alvarenga é redatora do Viva Decora / Fotos: Viva Decora