Dicas para escolher a luminária ideal para a sala

Por Mariana Castro em 27/07/2018

A sala é um dos ambientes mais importantes da casa, merecendo toda atenção na hora de ser decorada. O espaço é muito frequentado tanto pelos moradores quanto pelas visitas, sendo importante que as pessoas se sintam à vontade nele.

Por isso, um detalhe importante é a iluminação. Ela pode ser muito diversa, dependendo do efeito que você quer para o espaço. É importante levar em consideração os pontos de luz e as tomadas disponíveis no ambiente, para decidir se eles serão aproveitados ou se será preciso fazer uma pequena reforma e criar pontos novos.

+ Como decorar a sala de jantar para receber os amigos?

+ Quatro dicas para deixar a sala mais moderna com um sofá

Mesmo que não tenha a intenção de refazer as instalações elétricas, o mercado oferece muitas opções de luminárias de chão e de mesa, tão bonitas quanto as de teto e que trazem o mesmo efeito. Além disso, uma boa luminária pode gerar grandes mudanças na decoração do ambiente. Pensando nisso, o blog Viva Decora reuniu dicas para escolher a luminária ideal para a sala. Confira: 

Pendentes

Um belo pendente pode ser o destaque da sua sala, trazendo muita elegância para o espaço. Pendentes mais cheios de detalhes ou com cores fortes, combinam com um ambiente mais neutro. Se bem escolhidos, são realmente objetos que deixam qualquer ambiente mais requintado e luxuoso, ou moderno e descolado, dependendo de sua intenção. Existem algumas características principais que os identificam:

  • Canopla: “base” que oculta o furo por onde passa o fio no teto
  • Cúpula decorativa ou bocal, onde se instalam as lâmpadas
  • Fio que liga a canopla à cúpula ou bocal

Foto: Maira Shaffer

Lustres

Lustres são clássicos e uma escolha muito requintada para iluminar a sua sala. Eles podem ser compostos de cristais, metais ou vidro. Alguns contêm os chamados “braços”, constituindo os famosos modelos “Madre Tereza”.

Foto: Graziella Nicolai

No caso de ambientes grandes e integrados, para manter a harmonia visual e valorizar ainda mais a sensação de amplitude, vale investir em um mesmo modelo para o teto de cada cômodo. Se você não gosta da sensação de simetria, pode apostar em uma mistura de lustres, preservando a uniformidade nas cores, materiais ou texturas.

O tamanho do lustre também deve ser levado em conta. Uma sala pequena e com teto rebaixado comporta melhor um lustre mais recatado ou um modelo embutido. Mas, se sua sala é ampla e com pé-direito alto, você pode abusar dos volumes e das texturas.

Luminárias de chão

Luminárias de chão são a aliada ideal para acrescentar um detalhe especial a sua sala. Além de marcar presença na decoração do cômodo, uma funcionalidade importante das luminárias de chão é proporcionar um foco de luz para uma ponto específico, como uma poltrona de leitura ou uma mesa de home office.

Foto: Ednilson Hinckel

Por Viva Decora