Dicas para acertar na escolha do cooktop ideal

Por Redação Apontador em 24/03/2017

A cozinha é um dos ambientes que está cada vez mais moderno. Os eletrodomésticos estão ficando mais tecnológicos e o fogão tradicional está perdendo espaço para o cooktop.

+ Família constrói casa dentro de domo de vidro para viver no Círculo Polar Ártico

+ Casa francesa do século XIX ganha projeto inovador de reforma

A diferença básica entre fogão tradicional e o cooktop é que o primeiro é formado por mesa e pelo forno, além de poder ficar solto ou embutido nos móveis planejados. Já o cooktop conta apenas com mesa e necessita ficar em uma bancada previamente planejada para ele.

cooktop - imagem 2 - viva decora

Os tipos de cooktops variam de acordo com a fonte que gera o calor do aparelho. Há modelos a gás, que são adaptados para usar o GLP ou gás de botijão e também existem modelos elétricos e por indução. Os modelos a gás consomem a mesma quantidade de gás que os fogões tradicionais. Nos modelos elétricos, o calor é obtido através de uma resistência elétrica, enquanto os modelos por indução são aquecidos por um campo magnético.

Quais os cuidados na hora da compra?

A maior restrição dos fogões de cooktop está nos de indução, pois eles não funcionam com qualquer tipo de panela. As panelas que servirão para o fogão de indução são de materiais magnéticos, com fundo de ferro fundido ou aço multicamadas. É importante ideal as panelas tenham o fundo plano ao invés de arredondados.

Os outros modelos de cooktop não possuem restrições para as panelas. Vale a pena observar se o cooktop tem tamanhos de queimadores diferentes para poder utilizar diversas panelas.

cooktop - imagem 3 - viva decora

Como instalar o cooktop?

Há modelos que precisam ser ligados diretamente na rede elétrica e com uma fiação específica para o cooktop. A bancada precisa ter entre 30 e 60 milímetros no mínimo. Além disso, é imprescindível que a bancada seja resistente ao calor, como granito, mármore e silestone. O cooktop deve ser instalado a uma distância mínima da parede e de outros eletrodoméstico. É importante você estar ciente de todas essas especificações para planejar adequadamente a cozinha.

Por Bianca Alvarenga, redatora do blog Viva Decora