Dicas para acertar na escolha das cores do quarto

Por Patricia Machado em 26/06/2017

O quarto costuma ser é o lugar preferido da casa, servindo de refúgio para as pessoas relaxarem e recarregarem as suas energias para um dia novo. Por causa disso, é necessário ter muita atenção na hora de decorar essa parte tão querida da casa. Prezar pelo conforto e aconchego é muito importante. Além disso, é preciso prestar atenção às cores escolhidas, pois elas são responsáveis por dar vida e personalidade ao ambiente.

+ Portas de correr: sofisticação aliada à otimização de espaços

+ Em parceria com AirBnb, Pantone decora casa em Londres com a cor de 2017

Há muitas formas de colocar cor no quarto, como usar pontos de cor, apostar no monocromático ou combinar uma paleta de cores. Para ajudar que quer ter um quarto bonito e aconchegante, o Viva Decora reuniu algumas dicas. Confira:

Cores para o quarto de casal

Como o quarto de casal é um local para descanso, o ideal é que as cores sejam escolhidas com cuidado. Para os móveis, é recomendável optar pelo branco e cores neutras mais claras, que remetem a ideia de aconchego e não cansam com o passar do tempo. As cores para pintar o quarto de casal podem ser neutras e suaves, como o cinza, o bege, o branco e os tons de nude.

Para dar um toque diferente, uma dica é apostar em papéis de parede e em estampas. É possível mesclar os padrões, prestando sempre atenção à harmonização das cores.

cor do quarto - imagem 2 - viva decora

Se você é mais ousado, vale investir em cores mais intensas. Os pontos de cor deixam o quarto personalizado e mais colorido. Ao fazer isso, uma dica é escolher móveis neutros e fazer dos objetos os pontos coloridos. Assim, é possível modificar as cores sem gastar muito. Mas, fique atento: o uso de muitas cores pode saturar o ambiente, deixando-o cansativo.

Cores para o quarto de solteiro

Os quartos de solteiro podem ser mais despojados. As cores escolhidas influenciam no estilo do ambiente e podem ser das mais discretas as mais ousadas. Por causa disso, não há regras na hora de escolher as cores para os quartos. Deve-se, apenas, levar em consideração o gosto e as preferências de quem vai passar a maior parte do tempo naquele local.

cor do quarto - imagem 3 - viva decora

As cores para o quarto de menina também podem fugir do tradicional, que é marcado pelo rosa. É possível misturar outros tons para criar um efeito divertido e alegre, sem perder a identidade do morador. Os tons sóbrios podem ser usados para as cores dos móveis.

Veja algumas ideias:

cor do quarto - imagem 4 - viva decora

cor do quarto - imagem 5 - viva decora

cor do quarto - imagem 6 - viva decora

cor do quarto - imagem 7 - viva decora

cor do quarto - imagem 8 - viva decora

cor do quarto - imagem 10 - viva decora

cor do quarto - imagem 11 - viva decora

Por Ana Spadin, colaboradora do Viva Decora / Fotos: Viva Decora