Higiene da casa: dicas de limpeza de tapete simples e baratas

Por Thais Lopes em 13/04/2020

Como é bom poder chegar a casa e ver tudo cheiroso e no seu devido lugar. Mas é preciso estar atento ao que pode estar oculto. No tapete, por exemplo, e em muitos outros pontos da decoração do lar.

Neste texto vamos dar dicas de como enfrentar um desafio, o de manter sempre limpos os tapetes de casa. Veja, a seguir, como realizar esta tarefa de forma simples e sem usar muitos produtos.

limpeza de tapete

Studio GPPA – Gustavo Paschoalim e Paulo Azevedo

Tapetes na decoração

Antes de tudo, é preciso destacar para que são utilizados os tapetes dentro das decorações de interiores. Isto porque muitas pessoas possuem certos problemas de saúde – sobretudo alérgicos – e começam a se perguntar se não seria melhor subtrair estas peças dos seus imóveis. 

Na verdade, além da questão estética dos ambientes, os tapetes também ajudariam as pessoas a se protegerem do frio do inverno. Portanto, valem a pena.

limpeza de tapete

Cláudia Lima

Por que higienizar tapetes?

Bem, já se sabe, então, que é bom ter tapete em casa, principalmente quando se mora em regiões onde as temperaturas podem “despencar” no outono e no inverno. 

Os tapetes ajudariam a manter os cômodos mais confortáveis e as pessoas mais saudáveis em certos casos. Só que a garantia disto seria possível apenas com a peça limpa frequentemente – não servindo de ponto de acúmulo de sujeiras, manchas e até mesmo de odores.

Imagine tudo que passa por cima de um tapete – no mínimo sapatos e bichos de estimação. Pois limpar a sujeira que vem junto com esses solados ajudaria a eliminar grande parte dos germes e das bactérias dentro de casa, além de neutralizar odores.

limpeza de tapete

Décio Navarro

limpeza de tapete

Inside Arquitetura e Design e A.M Studio Arquitetura

Qual a melhor forma de limpar tapetes?

Existem diversos produtos à venda nos supermercados específicos para a limpeza de tapetes. Agora, não há a necessidade de se utilizar produtos caros para isto. 

Elementos simples, encontrados facilmente em qualquer despensa, podem oferecer a mesma eficiência. A primeira medida é se certificar quais as recomendações dadas pelos fabricantes nas etiquetas das peças.

limpeza de tapete

Suite Arquitetos

O passo um é varrer – de leve – ou passar um aspirador em toda a superfície do tapete – aspiradores com bocal tipo ‘T’ são os mais indicados neste caso. 

O passo dois poderia ser uma lavagem simples da peça, realizada no próprio local com ajuda de uma esponja umedecida com água e detergente neutro – bem torcida, claro. Ou, então, uma lavagem feita em local espaçoso e com a ajuda de uma mangueira.

limpeza de tapete

Denise Barretto

Para uma lavagem mais complexa seria necessário, talvez, esfregar o tapete. Mas isto deve ser – repetindo – confirmado nas especificações da etiqueta do fabricante. 

De todo modo, é preciso destacar que é fundamental, depois da lavagem, enxaguar abundantemente o tapete e deixá-lo secando à sombra, num local bem ventilado. Isto evitará que não sejam geradas manchas ou que as fibras da peça não se quebrem.

No dia-a-dia, pode-se utilizar outra solução para uma rápida higienização da zona do tapete. Uma ideia é reservar num pote um pouco de bicarbonato de sódio com algumas gotas de óleo essencial ou chá de folhas de canela, lavanda e cravo. 

Deve-se espalhar bem pouco do pó de forma homogênea sobre o tapete, deixar descansar por uns 15 min e aspirar. Para finalizar, passar um pano umedecido com amaciante.

limpeza de tapete

Revista Viva Decora e BY Arq&Design

Menos química

Há formas ainda mais “ecofriendly” de realizar limpezas dentro de casa. Uma receita caseira que pode ser utilizada para lavagens a seco seria uma mistura de partes iguais de amido de milho e bicarbonato – que deve ser aspirado posteriormente do tapete. O vinagre misturado à água morna também é uma ótimo opção aos donos e donas de casa, sendo desinfetante e neutralizante de odores.

limpeza de tapete

Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli

Truques extras

Nunca se deve tentar esfregar com força qualquer tipo de vassoura sobre tapetes – sobretudo as cerdas grossas -, pois isto tende a danificar as peças. Também nunca usar qualquer alvejante no processo de limpeza. 

Aliás, qualquer medida tem que condizer com as especificações dadas pelos fabricantes. E sempre que alguma comida ou outra coisa cair, e que for gerar manchas, deve ser limpa o mais rápido possível.

“As pessoas costumam esfregar os tapetes vigorosamente e usar vassouras e escovas com cerdas duras, com isso, os fios dos tapetes se desfazem.”

– Walid Abdouni, em reportagem de Dicas de Mulher.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.