Como deixar a cozinha sempre linda e organizada

Por Thais Lopes em 30/12/2019

A cozinha é um dos ambientes mais movimentados dentro de casa. Por isso, é normal que ele fique meio bagunçado, de vez em quando. 

O problema é quando isto se torna uma rotina. É saudável criar o hábito da organização. E por incrível que pareça esta tarefa pode ser fácil, basta um pouco de paciência, muita dedicação e os elementos certos. 

E neste artigo você poderá conferir algumas dicas e exemplos bem simples de design. Confira.

Cozinha

Iara Kilaris

A “lógica” para a arrumação da cozinha

“Sempre que temos uma cozinha a ser organizada, o que fazemos é estudar a rotina de quem prepara os alimentos e de todos que circulam pelo espaço, de modo que os itens mais usados sejam vistos com frequência e, assim, efetivamente usados.”

– organizadora pessoal Ingrid Lisboa, em reportagem de Revista Casa Abril.

cozinha

Iara Kilaris

A regra é simples: se um objeto está no seu lugar certo ele será facilmente encontrado. Mas o lugar certo dele vai depender do tipo de organização adotado para a casa – ou seja, em sua casa use o critério que quiser. Dentro da cozinha, as peças podem ser agrupadas de acordo com o modelo – copos com copos, pratos com pratos – ou por uso, tanto faz. O importante é combinar com o estilo de vida da família.

Utensílios maiores, como eletrodomésticos, podem ficar empilhados em nichos ou gavetões. Outros mais delicados, com risco de trincagem, como as taças, talvez devam ficar apenas lado-a-lado, acomodados em prateleiras. 

Os mais leves nos módulos superiores de armários. E os mais pesados nos balcões a um nível inferior, sob a pia. Mas sobre o tampo da pia fica, então, somente aquilo o que for ser mais usado.

cozinha

Farelo Criativo

cozinha

Marí Aní Oglouyan

Módulos e armários são bem-vindos!

Em muitos casos, o segredo da organização da cozinha não tem a ver só com o número de utensílios guardados no local, mas, mais precisamente, onde eles são guardados. 

Se existe algo que possa estar impedindo as coisas de serem mantidas arrumadas é o número ou os modelos de módulos de armários existentes no ambiente. Talvez, seja o caso de dar uma repaginada na sua decoração.

Uma cozinha para ser considerada completa precisa ter, pra começar, muitos módulos de armários aéreos onde, provavelmente, ficarão pratos, copos, jarros e mais. 

Ainda na linha dos olhos devem ficar as prateleiras e, quem sabe, os nichos – uma super tendência nos projetos atuais. E na parte de baixo os módulos próprios para paneleiros e dispensa, além de outras peças multiuso e de apoio.

cozinha

Revista Viva Decora e Renata Cáfaro

cozinha

Sabrina Tironi e LAM Arquitetura & Interiores

Soluções criativas para organizar sua cozinha

Se mesmo depois de otimizar ao máximo a planta da cozinha não houver espaço suficiente para guardar todos os utensílios e eletrodomésticos, a solução precisa ser outra. Ou faz-se um descarte de tudo aquilo que não é mais utilizado ou tenta-se, antes, usar certos organizadores de armários para tentar ajeitar as coisas nos lugares certos. Opções é o que não faltam para deixar a casa mais arrumada.

Atualmente, é possível encontrar em lojas especializadas vários modelos de suporte de parede – com imãs, barras, ganchos, escorredores, porta-rolos e mais. 

Isto permite organizar itens como facas, escumadeiras, conchas, xícaras, potes de temperos e outros. E ainda existem vários tipos de aramados próprios para otimizar não só áreas de bancadas, mas espaços internos de armários e balcões.

cozinha

Revista Viva Decora

cozinha

Revista Viva Decora

Divisórias de metal na vertical podem servir para manter em ordem frigideiras, formas, travessas, bandejas, pratos, tampas de panelas e mais. Já as divisórias plásticas na horizontal são boas para separar talheres ou outros itens menores assim. Os cestos presos na parte interna das portas são perfeitos para separar o material de limpeza. E os recipientes fechados podem servir para guardar alimentos perecíveis.

cozinha

Revista Viva Decora

Prateleiras abertas – expondo vasos de plantas, livros de culinárias e outros itens de decoração – só é uma boa ideia quando tudo é apresentado de forma incrivelmente bem organizada. Pense nisto.

cozinha

Bianka Mugnatto

Agora é a sua vez de organizar a casa. Tire inspiração das imagens apresentadas neste texto. E lembre-se que a cozinha é o coração da casa. Ela precisa ser não só bonita como também funcional. 

Essas dicas de como organizar a cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.