Dicas de decoração para apartamentos compartilhados

Por Patricia Machado em 09/06/2017

Seja com um amigo, colega, primo ou com o namorado, dividir um apartamento com alguém pode valer muito a pena. As vantagens são inúmeras, mas quando o assunto é decoração nem sempre há uma unanimidade de gostos. Vários pontos devem ser levados em consideração para a decoração de um apartamento compartilhado.

+ Como combinar cores na hora de pintar paredes?

+ Lojas para comprar artigos de decoração fofos e criativos

A verdade é que se você deseja morar com mais alguém, deve saber que as preferências de quem vai conviver junto podem ser bem diferentes das suas. É preciso respeitar as diferenças de cada um e entrar em comum acordo para que a decoração do lugar seja o mais agradável e bonita possível para ambos os moradores.

Para decorar um apartamento compartilhado, confira algumas dicas preparadas pela Guarda Imóveis para o blog do Viva Decora:

Escolha das cores

Pensar na melhor tonalidade para pintar as paredes do apartamento talvez seja uma das tarefas mais complicadas quando você vai morar com alguém e precisa escolher uma cor ideal que agrade a ambos.

Se a cor do apartamento que você e seu colega de quarto vão morar não agradam nem um pouco, o melhor é descobrir o gosto comum dos dois e escolher a pintura juntos. Caso somente você fique responsável pela escolha da melhor pintura para o apartamento, a melhor opção é escolher no máximo duas cores e optar por tonalidades mais neutras ou até mesmo a cor branca para que não tenha erros.

escolha de cores - viva decora

Mas, lembre-se que se você e seu colega vão morar em um apartamento alugado e pretendem mudar a cor das paredes, a pintura do imóvel deverá ser a mesma de quando foram entregues as chaves para vocês, devendo retornar a cor original antes de desocupar o lugar.

Mobília do apartamento

Quando você compartilha a moradia com mais alguém e deseja decorar o apartamento com uma mobília bonita e que agrade a ambos, é preciso considerar sempre duas coisas: utilidade e praticidade.

De nada adianta vocês investirem em uma mobília incrível se ela apenas servirá como item decorativo, não sendo utilizada no dia a dia. Veja quais são os móveis que você e seu colega de quarto não possuem e priorizem aqueles que farão mais falta se não tiverem no apartamento.

mobilia - viva decora

Uma dica é investir em mobílias inteligentes que são cada vez mais comuns por quem divide apartamento e não tem muito espaço nos ambientes, sendo bastante práticas ou até mesmo podendo ser utilizadas para mais de uma função.

Iluminação perfeita

A iluminação é um aspecto importante que também deve ser pensado na hora de decorar um apartamento compartilhado. Como se sabe, uma iluminação bem utilizada e disposta corretamente em cada ambiente pode fazer toda a diferença na decoração do apartamento, transformando o lar em um local agradável e equilibrado.

iluminacao - viva decora

No entanto, quando moramos com mais alguém em um apartamento alugado, pensar em uma iluminação incrível pode não ser muito fácil, já que existem certas limitações com relação à obras e fiações. Dessa forma, uma dica é investir nas luminárias e abajures para destacar cada ambiente do apartamento e aproveitar o estilo industrial que está em alta para deixar os fios a vista dando um clima urbano ao lar. Isso é uma forma prática e econômica para você e seu colega não fazerem grandes investimentos e terem uma decoração incrível no apartamento sem arrependimentos.

Objetos decorativos

A escolha dos objetos decorativos pedem uma atenção especial quando você vai morar com alguém. Utilize itens que representem tanto você quanto seu colega de quarto, deixando apenas os cômodos pessoais, como os quartos, com a personalidade e individualidade de cada um.

objetos decorativos - viva decora

A decoração de um apartamento compartilhado precisa ser pensada mutuamente. Por isso, faça dos ambientes como sala de estar e cozinha espaços que representem a linguagem e os gostos dos moradores como um todo.

Por Guarida Imóveis para o blog do Viva Decora / Fotos: Viva Decora