Dez dicas para organizar o closet

Por Patricia Machado em 17/11/2017

O closet deve ser um lugar agradável, onde você pode curtir um momento só seu quando quer se produzir para uma festa ou mesmo para o trabalho. Se ele não proporcionar isso, na verdade, será um desafio encontrar a peça de roupa que você quer naquela bagunça.

+ Quatro dicas para acertar no projeto de iluminação

+ Ideias para incluir uma mesa de trabalho à decoração da casa

Para conseguir organizar o seu closet sem estresse, o Viva Decora reuniu algumas dicas. Elas são simples e fáceis de serem colocadas em prática. Confira:

#1 Defina a capacidade de armazenamento

Todo mundo tem inúmeras peças de roupa que adora e não quer se desfazer. Mas, se seu closet começou a ficar intransitável, alguma providência deve ser tomada. O primeiro passo é tentar ter uma ideia de quantas roupas cabem nele sem que fiquem desorganizadas.

#2 Aumente a capacidade do closet com a ajuda de utensílios

Pense em maneiras práticas de aproveitar seu espaço com utensílios organizadores: cabides duplos ou triplos, cestas, caixas e sapateiras. E, se for o caso, pense em encomendar mais um gaveteiro.

#3 Desapegue-se de algumas roupas

Não adianta querer manter no armário as peças que não servem mais, que estão desgastadas ou que já não fazem mais sentido para você. A moda é cíclica e sempre traz coisas do passado, mas não velharias! Depois de determinar o quanto será possível guardar no seu closet, tenha coragem e desapegue-se de algumas roupas. Uma dica interessante é separar tudo que faz mais de um ano que você não usa.

#4 Organize as peças por frequência de uso

Antes de guardar as peças no closet, separe as roupas em categorias. Identifique as roupas para casamentos e festas sociais, para trabalhar, para ir para a balada, para ir para a academia e para ficar em casa, por exemplo.

Crédito: Marel – Grupo Factory

#5 Organize as peças por cores

Para cada uso definido acima, tente separar as roupas por cores. Além de deixar o closet lindo, isso vai te ajudar na hora de escolher suas roupas.

#6 Organize o closet de baixo para cima

A maioria dos closets é idealizado para que os sapatos fiquem embaixo, calças e saias no meio, camisetas e blusas um pouco acima. Os vestidos devem ocupar o espaço que vai de cima até embaixo, devido a sua extensão. Já os chapéus e bonés costumam ficar no alto.

#7 Utilize as gavetas com sabedoria

As gavetas devem ser usadas para guardar roupas que podem ser dobradas, como camisetas, pijamas e shorts, além de meias, lingeries e acessórios, como echarpes, cintos e lenços.

#8 Lembre-se de utilizar as prateleiras para colocar itens maiores

Para utilizar o closet com sabedoria, reserve as prateleiras para guardar itens como calças feeting, camisetas, malhas, bolsas e sapatos. Lembre-se de colocar os sapatos na parte de baixo e separados das demais roupas.

#9 Coloque nos cabides itens que não devem amassar

Para evitar contratempos na hora de se arrumar, utilize os cabides para pendurar vestidos, calças, casacos, blazers, blusas, camisas, capas, anoraques, coletes e saias.

#10 Seja disciplinado

Depois que seu closet ficar arrumado e organizado, mantenha-o assim sempre.

Por Viva Decora / Fotos: Ornare DW Ana Lucia Jucá / Marel – Grupo Factory