Como pôr a escrivaninha em evidência na decoração de casa

Por Thais Lopes em 26/02/2020

A vida é feita de conquistas. Uma delas é o conhecimento. Depois de adulta, a pessoa já passa a adquirir realizações profissionais – e consequentemente financeiras também. E onde toda esta história começa? 

Em uma simples escrivaninha. Por isto, não deixe este canto da sua casa renegado. Dê mais atenção, mais valor, a ele. Planeja aos detalhes a sua decoração. Mas, por hora, leia o texto e confira as nossas dicas.

escrivaninha

Marcia Acaro

Onde colocar uma escrivaninha dentro de casa?

Vale muito a pena ter uma bancada tipo escrivaninha dentro do lar. Neste local, vários membros da família podem fazer suas lições de estudo, pesquisas, trabalhos e até mesmo desenvolver alguns hobbies – como artesanato. 

Mas, justamente por isto, não são todos os ambientes de casa que podem servir de ponto para colocação de uma mesa como esta.

Em contrapartida, ter uma bancada de estudos e de trabalho – sobretudo para apoiar o computador – é uma necessidade que muita gente apresenta hoje em dia. 

Então, os designers e arquitetos de interiores têm se esforçado para encontrar formas de encaixar esta peça em layouts de muitos ambientes residenciais. Isto inclui salas, quartos, varandas e circulações.

escrivaninha

Espaço do Traço Arquitetura

Agora, a pessoa deve refletir muito bem sobre esta questão antes de montar o seu cantinho de estudo ou de trabalho dentro de casa. 

É que a rotina da família como um todo pode comprometer sua concentração no momento de utilizar este ponto da casa, impedindo a realização de suas atividades. Então, dependendo de suas preferências e necessidades, talvez seja preciso colocar a mesa em um cômodo diferente.

É comum a montagem de pequenos escritórios em quartos de hóspedes, por exemplo. Já no quarto comum vai depender muito também da área livre disponível e se este ambiente é ou não compartilhado com outra pessoa. 

Fora isso, a sala de estar seria um outro local interessante para mesas de computador. Mas, em todo o caso, o design desta mesa deve combinar com a decoração da casa, sem comprometer a harmonia dos cenários.

escrivaninha

Estúdio Pantarolli Miranda

Como destacar este canto especial?

Escrivaninhas não necessariamente precisam ficar em destaque nas decorações de interiores. 

Elas podem, inclusive, combinar em cor e acabamento com outros móveis ao redor – e até mesmo fazer parte da estrutura destas peças. Mas o mais interessante é que elas fiquem em evidência nos cenários – afinal, este é um lindo símbolo de ótimas conquistas que se pode adquirir na vida.

Agora, o como destacar escrivaninhas inseridas em ambientação de cômodos dentro de casa não precisa ser um encarado como um desafio impossível. 

Na verdade, até que é bem fácil. Uma mesa destas pode chamar a atenção pelo seu design – incluindo linhas e materialidade. E outra forma de dar evidência a este cantinho do imóvel é através dos ornamentos. Aliás, muitos deles podem até ajudar na organização do local.

escrivaninha

Studio Novak

escrivaninha

Cris Nunes

Deixar a escrivaninha organizada no dia a dia?

Escrivaninha não devem combinar com bagunça. Para não comprometer o rendimento das atividades de estudo de trabalho, sua bancada precisa estar sempre em ordem. E existem objetos bem baratinhos encontrados à venda nas lojas que podem ajudar muito bem nesta questão. Por exemplo, porta-trecos, canecas, caixa para guardar folhas de papel, e mais.

Agora, se o negócio é deixar este local mais bonito – mais personalizado e menos formal – também há opções. Pode-se usar, como orientação para a compra de objetos decorativos, a temática do campo de estudo ou de trabalho da pessoa. 

Assim, colocar no local, próximo à mesa, por exemplo, painéis e quadrinhos com ilustrações que remetem às metas ou com frases de incentivo.

escrivaninha

Start Arquitetura

Também fica bacana colocar sobre a mesa do computador algumas pequenas esculturas, vasinhos, luminárias decorativas, arranjos e mais. E expor alguns livros – isto pode ajudar na inspiração – e amostras de materiais – para aguçar a criatividade. 

No mais, deixar sempre em mãos uma prancheta com folhas brancas, além de lápis e lapiseiras de embalagens bem coloridas e diferentes.

escrivaninha

MIS Arquitetura e Interiores e Lu Boschi Designer de Interiores

escrivaninha

Yasmine Rosa e Danyela Correa

Os projetistas de interiores também costumam indicar que a escrivaninha não fique sozinha neste canto de estudo e de trabalho, mas acompanhada. 

Para ajudar a organizar as coisas no local, uma ideia é ter por perto gaveteiros, prateleiras, nichos, cestos, caixas organizadoras, e mais. Ficou ainda com dúvidas sobre onde colocar sua mesa dentro de casa e personalizá-la? Use os exemplos deste texto como referência.

Essas dicas de como destacar a escrivaninha na decoração de casa foram criadas pela equipe Viva Decora.