Descubra como escolher e combinar as cores para a decoração de um apartamento pequeno

Por Amanda Perez em 28/08/2018

As cores têm o poder de transformar a decoração dos apartamentos pequenos, além de clarear e fazer os ambientes parecerem maiores.

Ser proprietário de um apartamento amplo é um grande privilégio, já que os imóveis assim estão cada vez mais raros em áreas urbanizadas. O metro quadrado altamente valorizado, fez com que o mercado de construção investisse em ambientes mais compactos.

Foto: Revista Viva Decora

Salas, quartos e outros ambientes tiveram a metragem reduzida, tornando mais difícil para os projetistas fazerem sua decoração.

+ Como tornar um cômodo mais amplo 

+ Dicas para utilizar e colocar o papel de parede

Para tornar os apartamentos pequenos mais amplos e ainda mantê-los aconchegantes, os arquitetos e designers têm utilizado alguns truques bem especiais.

Foto: Gabriele Herde

Mudar as cores das paredes e dos móveis é um dos processos mais simples e que podem mudar completamente a forma como as pessoas percebem os espaços. É uma ferramenta poderosa e que funcionará também em sua casa!

Foto: Red Square Arquitetura

Manipulando as cores a favor da decoração

O jeito mais simples de deixar um apartamento pequeno parecer maior é pintando as suas paredes, pisos e até móveis. Uma boa paleta de cores pode fazer milagres aos espaços reduzidos, revelando um infinito potencial de mudança.

Quando bem aplicada ela é capaz de renovar a casa, deixando-a mais convidativa e alegre, além de muito estilosa e cheia de boas energias.

Foto: Andrea Simas

Os tons pastéis, como o bege, são um verdadeiro coringa para o design de interiores, abrindo um leque de possibilidades para os projetistas. Para começar, eles promovem o intimismo e o aconchego nos espaços, que depois de revitalizados, parecem mais suaves, clean, limpos e bem iluminados. Mas para ter certeza de que o efeito final ficará como o almejado, o ideal é fazer um teste com um pouco de tinta no local.

Foto: Arquiteto em Casa

Outra forma muito eficaz de fazer a casa parecer maior é integrando visualmente os seus espaços. Nesse caso, utiliza-se a mesma cor para ambos os cômodos, dando uma ideia de continuidade e, consequentemente, mais amplitude.

Além disso, pode-se também aplicar o mesmo tom no piso ou compor uma decoração “tom sobre tom”, deixando bem charmoso.

Foto: Danyela Corrêa 

As cores mais indicadas para cada ambiente

Existem inúmeras opções de cores de tintas a venda no mercado. É estritamente necessário que o projetista atente-se a qual ele deve utilizar, de acordo com cada ambiente e proposta.

Dependendo da escolha, a casa parecerá mais ou menos moderna e sofisticada. Então, é bom pensar muito bem no assunto!

O branco, sem sombra de dúvidas, é a melhor cor para os ambientes pequenos. Isso porque ela reflete mais a luz e dá um ar de higiene ao lugar. Essa impressão é a ideal quando se trata do banheiro, por exemplo.

Foto: RBP Arquitetura e Interiores

Já para os dormitórios, as cores da moda são o castanho e o chocolate. Claro que podem existir toques escuros e vibrantes no ambiente sim, mas qualquer exagero pode comprometer a harmonia geral. Cuidado!

Foto: Ofício da Arte 

Na hora de escolher as cores da casa, o decorador pode optar por pegar tons parecidos com as maiores peças dos mobiliários escolhidos para os cômodos. Porém, há chance do todo parecer monótono demais ou cansativo aos olhos. 

Por isso, às vezes vale a pena tentar expandir essa paleta e sair do convencional. Toques mais fortes darão personalidade e profundidade aos conjuntos.

Em um primeiro momento, conclui-se que as cores escuras não servem para apartamentos pequenos, mas isso não é verdade. Elas podem ser usadas em uma parede de destaque, no chão, nos acessórios, nos tampos de mesa, no fundo de uma estante e em outros pontos estratégicos. Também podem ser usadas em certos ambientes, como nas cozinhas, por exemplo, laranjas e vermelhos podem estar presente em azulejos ou portas de armários. Não há limites!

Foto: Red Square Arquitetura

Seja como for, as cores tem um grande poder. No caso dos apartamentos pequenos, é importante que o decorador garanta que a cor mais expressiva dos espaços seja clara e discreta.

Foto: Decoradoria Decoração Online

E para destacar ainda mais a beleza do lugar, ele deve ajustar os recursos de iluminação dos ambientes. Até porque toda tonalidade pode parecer diferente estando sob a luz natural ou artificial.

“(…) tipo de lâmpada amarelada de fraca potência não ilumina tanto, mas ela traz o aspecto agradável da decoração. Vale ressaltar que possuem também uma característica mais moderna.” – Adriana Fontana, em reportagem de Vírgula.

Como você viu, ideias não faltam para usar as cores em um apartamento pequeno. Qual delas pareceu a mais adequada para seu jeito de ser?

Por Viva Decora