Móveis rústicos: como montar uma decoração sem perder a modernidade

Por Thais Lopes em 24/04/2019

O planejamento de layout é algo muito divertido e gratificante de se fazer para quem trabalha com design de interiores. Isso porque ele interfere diretamente em como as pessoas percebem e utilizam os ambientes.

Nesta etapa é levado em conta quais móveis devem ser utilizados e onde posicioná-los. Então, depois, parte-se para a etapa de reflexão quanto à decoração da casa.

SQ+ Arquitetos Associados

O estilo rústico de decoração para casa

Pode-se decorar uma casa em muitos estilos diferentes. Um deles é o estilo rústico. Geralmente, este modelo é associado às casas de campo e de praia. Contudo, não há nada que impeça que seja utilizado também em residências urbanas.

Sendo assim, é uma boa alternativa para propostas contemporâneas, apresentando características muito positivas para o design de interiores.

Morar mais por menos – Goiânia – 2017

Ambientes com decoração rústica costumam parecer muito alegres, confortáveis e aconchegantes. Isso porque remetem a algo mais “família”; com detalhes que refletem bem uma cultura, mas também uma realidade econômica e social que clama por mais consciência ambiental.

Usam-se peças artesanais, feitas em matéria-prima natural, com arestas mais cruas, sem acabamento. Sim, isso é charmoso!

moveis rusticos

Studio Deux e Revista Viva Decora

Quanto aos móveis rústicos

De fato, a aparência dos móveis rústicos não é nada delicada. Mas, até a imperfeição tem certa beleza – é o que prova a visão japonesa do ‘wabi-sabi’. E quanto a decoração rústica, esta imperfeição não só é proposital como essencial, sendo conceito-chave para a elaboração de todos os cenários.

Gabriela Herde

Móveis rústicos possuem um visual interessante. Eles são grandes, simples, pouco adornados, de aspecto envelhecido – bem “cara campestre” mesmo.

decoracao rustica

Marília Veiga e Triplex Arquitetura

Algumas peças são feitas de ferro fundido, madeira de demolição, couro, vime, palha, e mais. São exemplos balcões buffet, cristaleiras, gabinetes de banheiros, baús, aparadores, escrivaninhas, criados-mudos, mesas, cadeiras, bancos e diversos outros.

decoracao rustica

RAP Arquitetura e Interiores; Braccini + Lima Arquitetura

Em geral, os móveis rústicos vendidos nas lojas são feitos em madeira e não possuem qualquer acabamento – quando muito um verniz ou pátina.

+ Escola abre curso avançado de produção de cerveja artesanal

+ Luminárias retrô: um toque de classe funcional para seu quarto

De acompanhamento, eles recebem puxadores envelhecidos, tampos de pedra ou almofadas com estampas em tons quentes. Agora, para que os ambientes pareçam mesmo equilibrados, propõem-se a contraposição com peças de visual moderno.

Marília Veiga e Triplex Arquitetura

Como inserir móveis rústicos em decorações de visual moderno

Decorações consideradas modernas vão apresentar certas características em comum. Entram nesta lista móveis e adornos clean em cores neutras, linhas retas e bom polimento. Usa-se e abusa-se muito de materiais como aço, concreto e vidro.

Agora, se a ideia do designer de interiores é deixar os ambientes mais interessantes ainda, talvez possa inserir até mais de uma peça rústica.

Certa rusticidade completa e destaca o visual moderno!

Decorações contemporâneas se valem mesmo desta oposição entre o claro e o escuro, entre o novo e o antigo, entre o bem e o mal-acabado.

Então, se a pessoa aprecia móveis rústicos, mas não deseja ter uma casa com aparência carregada, escura, triste e defasada, pode seguir este sistema. Faz-se, então, uma decoração rústica e moderna ao mesmo tempo! Simples, não?

decoracao rustica

Pietro Terlizzi

Como equilibrar uma decoração rústica e moderna

Se o designer de interiores optar por móveis em estilo rústico para ambientar uma casa, deve estudar meios de equilibrar os elementos.

Do contrário, a decoração que ele propôs pode não parecer moderna. Pra começar, ele deve estabelecer uma paleta de cores para as demais superfícies. O ideal é que pisos, paredes e outras peças mobiliárias sejam lisos e em tons claros.

Sandra Picciotto

Os pequenos acessórios acrescentados à decoração podem ajudar o profissional a contrapor qualquer excesso de rusticidade nos ambientes.

Uma boa ideia é utilizar obras de arte neutras e abstratas. Vasos transparentes com folhas verdes no lugar dos velhos arranjos florais.

Assentos em materiais sintéticos e pés cromados. E também muitos outros elementos industriais, produzidos em série, com aparência fabril.

Mauricio Karam e Gislene Lopes

Então, o que achou da ideia de utilizar móveis rústicos em decorações de visual moderno?

E aí? Que tal montar uma mesa com pés de tronco de árvore e fazer um tampo com uma placa de vidro polido transparente em cima?

Este é só mais um exemplo de como é possível obter um equilíbrio estético!

Estas dicas de decoração rústica e moderna foram criadas pela equipe Viva Decora.